TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE OBRAS

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.023 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

UNIRP-UNIVERSIDADE DE RIO PRETO

GEISIEL DA SILVA LOPES - 20125805

RICARDO KENJI MIYAJI - 20093538

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE OBRAS

São José do Rio Preto - SP

2018

A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE OBRAS

Trabalho sobre Gerenciamento de Obras na Construção Civil apresentado ao curso de Engenharia Civil, da UNIRP – Universidade de Rio Preto, como Trabalho semestral.

Solicitado pelo Prof. Antônio Carlos Doimo.

São José do Rio Preto – SP

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                1

PROJETO                                                                                         2

PLANEJAMENTO                                                                        3

EXECUÇÃO                                                                                4

ACOMPANHAMENTO MONITORAMENTO E CONTROLE                5

ENCERRAMENTO                                                                        6

HISTÓRIA DA ENGENHARIA CIVIL                                                7

PROGRAMAS E FERRAMENTAS NO AUXÍLIO DO         

GERENCIAMENTO DE OBRAS                                                        8

CONCLUSÃO                                                                                 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS                                                11


  1. INTRODUÇÃO

Planejar, Projetar, Gerenciar, Acompanhar e Fiscalizar são algumas das tarefas atribuídas à um Engenheiro Civil, dentre outras tantas.

Se tratando de uma obra considerada grande, o planejamento e gerenciamento devem ser impecáveis, pois a demanda é grande para um prazo pré-determinado, sendo assim é preciso criar ou adotar um sistema que possibilite este acompanhamento e fiscalização, para que o trabalho não saia do planejado e “estoure” o tempo pré-determinado e o orçamento da obra.

Para se obter o sucesso, deve se dividir a obra por etapas e contar com o auxílio de sistemas e softwares desenvolvidos para facilitar o Gerenciamento da obra.

  1. PROJETO

A Engenharia Civil existe desde os primórdios, temos como exemplo grandiosas        obras dos antepassados, que sem um computador, um software, desenvolveram projetos absurdos e até hoje incompreendidos pela humanidade, gerenciaram e concluíram.

Temos como exemplo as Pirâmides do Egito, A Grande Muralha da China, o Templo de Salomão, a Torre Eiffel, o Coliseu, são alguns de grandes projetos executados por humanos, sem a ajuda e auxilio de máquinas com inteligência artificial.

Sendo assim o Início de tudo se dá pela necessidade de construir algo, neste ponto entra o PROJETO.  

[pic 1][pic 2]

        MURALHA DA CHINA (220 e 206 A.C)                               COLISEU DE ROMA (70 D.C)

  1. PLANEJAMENTO

Com o projeto em mãos, é hora de realizar o planejamento da obra, essencial para garantir o sucesso da obra a ser executada        , sendo que neste momento é imprescindível que todos os envolvidos na elaboração e execução do projeto sejam consultados, indagados e em comum acordo, seja definido de forma que a chance de algo dar errado seja quase zero.

Um planejamento bem feito, evita perdas, desperdícios, atrasos, antecipa imprevistos, mantém a obra, as atividades e o orçamento sob controle possibilitando assim a entrega dentro do prazo previsto.

No Brasil, temos o costume de planeja uma obra até certo ponto, sem detalhes, feito de qualquer maneira o que acarreta dificuldade no gerenciamento.

Em países de primeiro mundo como Japão e Alemanha, se dedicam de 40% a 50% do tempo total previsto de uma obra com o planejamento enquanto no Brasil se dedica 20% do prazo previsto, isso influencia diretamente na qualidade e organização da obra.

Para que o Planejamento seja bem feito, deve ser realizado um Cronograma Físico Financeiro muito bem elaborado e detalhado acompanhado de um orçamento impecável e profissionais que compreendam e saibam acompanhar e executar uma obra.

  1. EXECUÇÃO

Esta talvez seja o ponto nervoso, a chave para o sucesso, pois tudo o que foi projetado, planejado nos mínimos detalhes, levando em consideração os imprevistos, as intempéries do tempo, será executado por profissionais que trabalharão com metas, prazos e cobrança trazendo assim uma certa tensão e nervosismo para o canteiro de obras.

Na execução a         “maior responsabilidade” é transmitida para quem executa, sendo que o Engenheiro passa a desempenhar o papel de Gerente, Gestor, Mediador.

  1. ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E CONTROLE

Passado toda fase de projeto e planejamento prévio, é dado andamento na execução, nesta etapa o engenheiro dever ser muito atento, desenvolver habilidade e técnica para diálogo com o pessoal responsável pela execução, pois serão eles que informaram ao engenheiro o andamento da obra, os serviços executados, as dificuldades encontradas, erros diagnosticados, criando assim um “diário da obra” e por este motivo deve se nutrir uma boa relação, pois de acordo com o rendimento e as circunstâncias apresentadas, o Engenheiro poderá e deverá cobrar um melhor rendimento, orientar na execução, dividir experiências, saber se expressar e ouvir o outro lado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (74 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com