TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESGARGAS ATMOSFÉRICAS NAS INDÚSTRIAS 4.0

Por:   •  27/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  8.311 Palavras (34 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1][pic 2][pic 3]

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

EDGAR ALEXANDRE KMIECIK

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESGARGAS ATMOSFÉRICAS NAS INDÚSTRIAS 4.0

Carazinho/RS

2021

EDGAR ALEXANDRE KMIECIK[pic 4][pic 5]

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESGARGAS ATMOSFÉRICAS NAS INDÚSTRIAS 4.0

Monografia apresentada à Faculdade Unyleya como exigência parcial à obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 Nome do Orientador: Luis Santos

Carazinho/RS

2021

RESUMO[pic 6][pic 7][pic 8]

O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar a importância da adoção de um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA em indústrias modernas, que fazem parte da nova revolução industrial chamada de 4.0. Os sistemas SPDA servem para proteger prédios, fabricas, empresas, taques e qualquer local que esteja vulnerável a descargas atmosféricas, são instalados nos pontos mais altos desses locais e tem como missão viabilizar um caminho para o solo com a menor resistência elétrica possível, evitando que os equipamentos, pessoas e estruturas sejam prejudicadas de alguma forma. O objetivo geral do presente trabalho é apresentar o Para-raios com Dispositivo de Ionização – PDI da empresa Usiminas como exemplo válido de SPDA. A metodologia selecionada para este estudo é qualitativa e descritiva e pode ser categorizada como uma pesquisa documental. Os resultados apontam para a forma como a segurança das indústrias podem ser muito mais asseguradas através de um sistema eficaz e otimizado de proteção contra descargas atmosféricas, como o PDI que é o objeto de estudo do presente trabalho.

Palavras-chave: Proteção; Segurança; Descarga atmosférica.

ABSTRACT[pic 9]

The present work of completion of course aims to present the importance of adopting a Lightning Protection System - SPDA in modern industries, which are part of the new industrial revolution called 4.0. The SPDA systems serve to protect buildings, factories, companies, tanks and any place that is vulnerable to lightning strikes, are installed at the highest points of these places and its mission is to provide a path to the ground with the lowest possible electrical resistance, preventing equipment, people and structures are harmed in any way. The general objective of the present work is to present the Arrester with Ionization Device - PDI from Usiminas as a valid example of SPDA. The methodology selected for this study is qualitative and descriptive and can be categorized as documentary research. The results point to the way in which the safety of the industries can be much more assured through an effective and optimized system of protection against lightning strikes, such as the PDI that is the object of study of the present work.

Keywords: Protection; Safety; Atmospheric discharge.

SUMÁRIO [pic 10]

1

INTRODUÇÃO

06

1.1

Tema

06

1.2

Problema de Pesquisa

06

1.3

Objetivos

07

1.3.1

Objetivo Geral

07

1.3.2

Objetivos Específicos

07

1.4

Justificativa

07

2

METODOLOGIA DE PESQUISA

09

3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

11

3.1

A evolução Industrial

11

3.2

O conceito de segurança industrial

16

3.3

A indústria 4.0 e os seus reflexos

20

3.4

Descargas atmosféricas e os cuidados necessários

22

3.5

Os Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas - SPDA

24

3.5.1

O para-raios com dispositivo de ionização – PDI

28

4

CONCLUSÃO

31

5

REFERÊNCIAS

32

1        INTRODUÇÃO

        

É extremamente notável a evolução do meio industrial, principalmente frente à conhecida Revolução Digital que, como o nome sugere, causou uma das maiores revoluções já vistas em todas as esferas da sociedade humana. A tecnologia se tornou uma ferramenta de maximização e otimização dos tradicionais processos indústrias, resultando no fato de que o sucesso e a vantagem competitiva das organizações é medida, também, pelo nível de tecnologia que possui a sua disposição.

Porém, tal evolução também conta com malefícios. O aumento considerável da competitividade do meio corporativo fomenta na criação de um espaço que não é tolerante com erros, onde a perfeição deve ser uma tarefa alcançável e a produção precisa estar acima de tudo. Nesse cenário, a segurança da estrutura e dos colaboradores presentes nela pode ficar em segundo, terceiro ou quarto plano, sendo essa uma prática incorreta, antiética e que pode vir a ser até mesmo criminosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com