TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Identificação da Tarefa: Envio de Arquivo

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Ergonomia

Identificação da tarefa: Tarefa 4. Envio de arquivo

Pontuação: 10 pontos

Tarefa 4

A inter-relação dos campos de saberes da ergonomia e outras áreas da higiene e segurança do trabalho vem no intuito de superar a prevenção de doenças ocupacionais para efetivamente promover espaços de trabalho e trabalhadores saudáveis. Assim, para além das disciplinas supracitadas, houve no século passado a evidência de um campo amplo e diversificado para a saúde do trabalhador: a qualidade de vida no trabalho ou apenas QVT.

Em suma, sintetize em um texto dissertativo com no mínimo 2 (duas) laudas contendo:

  1. A definição e descrição da QVT.
  2. A relação entre ergonomia x QVT.
  3. Práticas reais da implantação de um programa de QVT na sua empresa ou um case de sucesso de qualquer empresa do mercado.

Limongi-França (1997, p. 80) define QVT como sendo “[...] o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho”. A qualidade de vida no trabalho é o nível de satisfação em que um funcionário se encontra, segundo as suas necessidades na operação de sua função laboral. Visando aumentar os níveis de satisfação do colaborador se faz necessário ações como: ajustes na infraestrutura (Melhoria de equipamentos e condição segura de trabalho), nos aspectos psicológicos (Melhor reconhecimento pelo trabalho exercido, igualdade de oportunidades, bom relacionamento com os colegas), sociais e na higiene e segurança do ambiente de trabalho (disponibilização de EPI inerente a execução da atividade laboral, proteções contra situações de risco).

De acordo com Iida (2002) a ergonomia busca a segurança, satisfação e o bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos, bem como características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro, assim auxiliando no melhor planejamento do trabalho para que haja economia de custos, de esforços, de tempo e melhoria na qualidade dos resultados. Todos os postos de trabalho devem ter estabilidade que permitam aos colaboradores acessar locais sem esforço adicional, uma área de trabalho de fácil alcance e visualização pelo colaborador, com características dimensionais que possibilitem o posicionamento e movimentação dos segmentos corporais.

Por meio da ergonomia podemos avaliar os riscos presentes em uma atividade laboral e determinar condições ideais para a realização adequada da mesma, o que impacta diretamente na qualidade de vida no trabalhador.

As empresas precisam continuar apostando e investindo em programas de qualidade de vida no trabalho, como Day Off, após um dia de folga o funcionário volta renovado. Ginástica laboral, que diminui o estresse muscular. Desenvolvimento intelectual, ajudando os funcionários a pagarem uma faculdade. Medidas e equipamentos de segurança. Todas essas estratégias trarão bons resultados produtivos, operacionais e financeiros para qualquer empresa, independente da atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com