TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Impermeabilização Na Construção Civil: Um Estudo De Caso Na Cidade De Jequié-BA

Por:   •  19/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.232 Palavras (21 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE JEQUIÉ-BA

CAIRO ZARIC MIRANDA SILVA

IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE JEQUIÉ-BA

Artigo apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié, para fins de avaliação do componente curricular “Trabalho de Conclusão de Curso”, como parte dos pré-requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

Orientador: Profº Esp. Admilson Santa Cruz do Nascimento.

JEQUIÉ/BA

2019

[pic 2]

Rafaella Câncio Portela de Sousa - CRB 5/1710. Bibliotecária – FTC - Jequié


FOLHA DE APROVAÇÃO

CAIRO ZARIC MIRANDA SILVA

IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE JEQUIÉ-BA

Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências/Unidade de Jequié-BA, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.

BANCA EXAMINADORA:

____________________________________

Prof.º Esp. Admilson Santa Cruz do Nascimento

Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências/Jequié-BA

Engenheiro Civil

MBA Executivo em Gestão de Projetos

Orientador

____________________________________

Prof.º Esp. Gustavo Vergílio de Paula

Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências/Jequié-BA

Engenheiro Civil

Especialista em Gestão Pública pela FTC de Jequié - BA

2º Membro

____________________________________

Prof.º Esp. Fabian Costa Azevedo

Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências/Jequié-BA

Engenheiro Agrônomo

Especialista em Química

3º Membro

Jequié, 14 de Junho de 2019.

IMPERMEABILIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE JEQUIÉ-BA

MIRANDA, Cairo Zaric[1]

NASCIMENTO, Admilson Santa Cruz [2]

RESUMO

A umidade de solo em construções residenciais é apontada dentro da área de Engenharia Civil como um problema recorrente, sem solução definitiva, que pode aumentar de modo considerável os custos das construções e reformas, além de prolongar os prazos de execução em obras. Neste artigo, buscamos analisar e discutir como métodos de prevenção e manutenção, aplicados à construção e reforma de residências, podem combater os impactos resultantes das patologias da umidade do solo. Para tal, acompanhamos a reforma de uma residência na cidade de Jequié - BA, buscando identificar as causas da umidade nesta edificação, observando as etapas de planejamento da reforma, avaliando a escolha dos materiais e as técnicas adotadas para a resolução da umidade. Os resultados evidenciam que os processos de impermeabilização, quando planejados e bem executados, combatem problemas estéticos e estruturais das edificações, decorrentes da patologias da umidade, de modo acessível e viável.

Palavras-chave: Construção civil; Umidade do solo; Manutenção; Prevenção.

ABSTRACT


Soil moisture in residential buildings is pointed out within the Civil Engineering area as a recurring problem, with no definitive solution, which can considerably increase the costs of construction and renovation, as well as lengthening the execution deadlines. In this article, we seek to analyze and discuss how prevention and maintenance methods applied to the construction and renovation of homes can combat the impacts resulting from soil moisture disorders. To this end, we followed the remodeling of a residence in the city of Jequié - BA, seeking to identify the causes of humidity in this building, observing the planning stages of the renovation, evaluating the choice of materials and the techniques adopted for the resolution of humidity. The results show that the waterproofing processes, when planned and well executed, combat the aesthetic and structural problems of buildings due to moisture pathologies in an accessible and viable way.

Keywords: Construction civil; Soil moisture; Maintenance; Prevention.

INTRODUÇÃO

A construção civil é responsável por inúmeros feitos da humanidade, seja em obras como pontes, edifícios, eclusas, palácios, viadutos ou construções residenciais. Economicamente, a área da construção civil é responsável por números consideráveis, que influenciam expressivamente o produto interno bruto de qualquer país, uma vez que impacta de modo significativo a geração de empregos. Novas tecnologias voltadas para a produção de materiais que possibilitem construções mais seguras e confortáveis, a preços cada vez mais acessíveis, também são fomentadas pela área da construção civil.  

Contudo, construir é uma tarefa que exige planejamento, e os conhecimentos da engenharia civil podem propiciar construções mais acessíveis financeiramente e que não apresentem problemas em suas estruturas, pelo menos em um curto espaço de tempo. É crucial a escolha da técnica e de materiais mais adequados a cada obra, estando sempre atento às condições da área onde se irá construir.

Quando se conhece os problemas ou defeitos que uma construção poderá apresentar, assim como suas causas, a chance de se cometer erros reduz muito. A abordagem de manutenção também deve ser considerada no processo de construção e ser contextualizada durante todas as etapas que compõem o processo construtivo, principalmente por ser um fator muito relevante a ser considerado para assegurar a viabilidade da execução de futuras manutenções após a entrega da obra (VERÇOZA, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com