TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO ERGONÔMICA NO PROCESSO PRODUTIVO DA CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTUDO DE CASO

Tese: INTERVENÇÃO ERGONÔMICA NO PROCESSO PRODUTIVO DA CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTUDO DE CASO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  Tese  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 13

INTERVENÇÃO ERGONÔMICA NO PROCESSO PRODUTIVO DA CONSTRUÇÃO CIVIL – ESTUDO DE CASO

1. INTRODUÇÃO

A utilização da ergonomia como ferramenta de estudos visando à melhoria da qualidade de serviços na construção civil é um grande desafio. A dificuldade da aplicação de resultados, face ao nível de diversidade de tarefas, a precariedade e improvisação encontrados dentro do ambiente de trabalho da construção civil são obstáculos ao desenvolvimento de ideias e planos para o alcance na qualidade de serviços e produtos. A obtenção da qualidade significa para as empresas a sua sobrevivência num mercado cada vez mais exigente e competitivo.

A melhoria das condições de trabalho é um fator significativo para alcançarem-se bons níveis de qualidade e produtividade. É importante analisar quais fatores do ambiente de trabalho que determinam o baixo índice de produtividade e qualidade, procurando propor soluções que amenizem as cargas de trabalho. Com isto pretende-se preservar a saúde do trabalhador, deixando apto a produzir com mais eficiência a sua tarefa.

Este estudo pretende mostrar a importância da introdução dos conceitos ergonômicos no setor da construção civil, procurando mostrar a forte ligação existente entre a melhoria das condições de trabalho e os objetivos da qualidade: redução de custos, aumento da produtividade e melhoria o produto final.

2. ANÁLISE ERGONÔMICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

A indústria da construção civil pela sua capacidade de gerar empregos diretos e indiretos é de grande importância econômica para o país, no entanto, ela apresenta sérios problemas em relação às condições de trabalho dos operários, baixa qualificação e altos índices de acidentes.

É importante lembrar que o trabalho deve ser adaptado ao homem e não o contrário e que, é só através do diagnóstico encontrado na análise de uma atividade do trabalhador em seu posto de trabalho que é possível atingir mais rapidamente, de forma mais segura e a um menor custo, os objetivos visados em termos da melhoria das condições de trabalho e, sobretudo, em termos operacionais: confiabilidade, qualidade e produtividade.

Para avaliar a adaptação do trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, é necessário que se realize uma análise ergonômica do posto de trabalho abordando no mínimo as condições de trabalho conforme estabelecido nas normas regulamentadoras do trabalho.

A intervenção ergonômica pode ser feita através de: observação direta, registro das diversas variáveis fisiológicas do trabalhador, medidas do ambiente físico (ruído, iluminação, vibração, temperatura, umidade, etc.) e coleta de dados relacionados a informações gerais do posto em estudo. É importante ressaltar nesse processo da participação dos trabalhadores que não deve ser limitada à uma simples coleta de opiniões, mas deve servir de grande auxílio na descrição da realidade do trabalho.

2.1. Organização do Canteiro

A organização do canteiro é um dos pontos básicos para se iniciar uma análise ergonômica de uma obra de construção civil, por isso, a cada dia que passa se torna mais importante definir a localização de cada elemento e das centrais de produção, atentando para o fluxo de materiais e pessoas e para as condições de higiene e segurança do canteiro.

O canteiro de obras deve apresentar-se organizado, limpo e desimpedido, principalmente nas vias de circulação, passagens e escadarias. O entulho e quaisquer sobras de materiais devem ser regularmente coletados e removidos. Por ocasião de sua remoção, devem ser tomados cuidados especiais, de forma a evitar poeira excessiva e eventuais riscos.

A falta de preparação do trabalho geralmente acarreta em falhas no planejamento e na programação da obra. Para que ambos sejam eficazes, deve-se preparar o posto de trabalho para atender a requisitos essenciais a limpeza do local, a eliminação de interferências, o fornecimento de ferramentas, materiais e equipamentos na quantidade adequada e no tempo correto, etc.

2.2. Condições Ambientes

Na construção civil encontramos um ambiente hostil e o trabalho se desenvolve sob influência de agentes físicos e químicos, tais como: calor, vibrações, ruídos e poeira. Os efeitos desses agentes são fatores determinantes da velhice e doença profissional dos operários.

O tratamento desse ambiente de trabalho, ou seja, a adoção de medidas que minimizem o desconforto do operário quando em atividade, é muito difícil, pois ele é provisório, e os materiais utilizados produzem muita poeira e sujeira.

2.3. Segurança do Trabalho

O setor da construção civil é o que apresenta os índices mais elevados de acidentes de trabalho, tendo estes as mais diversas causas, como: falta de planejamento adequado; utilização inadequada de materiais e equipamentos; erros na execução; falta de informação e motivação; alta rotatividade de mão-de-obra; más condições de trabalho nos canteiros; terceirização indevidamente realizada, treinamento precário, ausência e uso incorreto de equipamentos de proteção.

Devem-se focalizar as atenções na prevenção de acidentes e higiene do trabalho para evitar o afastamento temporário do operário e o efeito psicológico do mesmo sobre os companheiros. A questão da segurança deve constar no planejamento de qualquer item referente á organização da obra.

O mínimo que as empresas devem fazer é seguir a Norma Regulamentadora do Trabalho (NR-18 - Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção) que estabelece diretrizes, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.

3. ESTUDO DE CASO

Este trabalho tem como intuito realizar uma análise ergonômica num canteiro de obras observando os aspectos relacionados ao trabalho que interferem na saúde, no conforto e na satisfação do operário.

Inicialmente foram analisados aspectos gerais referentes às condições de trabalho num canteiro específico, sendo observados vários fatores como: o meio ambiente físico, as instalações dos operários, a organização do canteiro e aspectos relacionados a segurança do trabalho.

Num segundo momento, foi analisado o posto de trabalho do pedreiro de alvenaria. As técnicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com