TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ULTILIZAÇÃO DO COTIDIANO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO NÍVEL MÉDIO DA CIDADE DE JEQUIÉ/BA

Por:   •  12/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

Departamento de Química e Exatas - DQE

Disciplina: Pesquisa e Prática de Ensino de Química I

Docente: Alcione Torres

Curso: Licenciatura em Química

A ULTILIZAÇÃO DO COTIDIANO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO NÍVEL MÉDIO DA CIDADE DE JEQUIÉ/BA

Geovane Gonçalves Machado

Jeferson Alves Barreto

Marcio Lacerda dos Anjos

Jequié-BA

Julho de 2011

SUMÁRIO

INTRUDUÇÃO ___________________________________________03

JUSTIFICATIVA__________________________________________04

OBJETIVO(S)____________________________________________05

PROBLEMA_____________________________________________06

QUESTÕES NORTEADORAS_______________________________07

REVISÃO DE LITERATURA ________________________________08

METODOLOGIA __________________________________________11

CRONOGRAMA __________________________________________12

REFERÊNCIAS ___________________________________________13

APÊNDICE_______________________________________________14

INTRODUÇÃO

        É preciso que a química deixe de lado uma antiga organização curricular conteudista que valoriza o uso excessivo de regras e a memorização de nomes, fórmulas, estruturas e etc.

        Sendo a química uma ciência que estuda a matéria e suas transformações, e considerando que o universo é feito de matéria, certamente não faltariam exemplos para serem usados como temas geradores no ensino. Porem qualquer abordagem deve ser estruturado por um conhecimento seguro, ou seja, não basta escolher ou agarrar-se em exemplos dos quais, muitas vezes possuímos pouco conhecimento e trabalhar a química de uma forma superficial.

        É preciso mostrar aos alunos a importância da química no cotidiano, incentivando-os a desenvolver um raciocínio lógico-indutivo.

A maneira de como a química é (ré) tratada nas escolas hoje em dia, a química de memorização, gera nos alunos uma desmotivação, sem dúvida, generalizada.

        Além disso, a relação do cotidiano com as atividades de ensino deve seguir uma seqüência lógica, isto é, deve-se pensar sobre de onde se está partindo e aonde se quer chegar, ou ainda, que o aluno possa chegar. De nada adianta sugerir temas geradores de forma aleatória, mesmo que sustentados pelo conhecimento químico. É necessário que haja uma relação mínima entre eles para que o aluno possa atingir uma aprendizagem significativa e duradoura, caso contrário o ensino acaba sendo apenas de memorização, a qual se desfaz facilmente com o passar do tempo. A partir deste pressuposto, pretende-se investigar a utilização do cotidiano no ensino médio de Química nas escolas da rede pública da cidade de Jequié-BA, mas especificamente nos colégios Polivalente Edvaldo Boaventura e o colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães.

JUSTIFICATIVA

        Esta pesquisa visa avaliar e relacionar a utilização do cotidiano com o ensino de Química nas escolas da rede pública da cidade de Jequié, considerando como pressupostos, a relação do aluno com a sociedade, estabelecendo relações mais amplas entre o conhecimento científico e o cotidiano. Sabe-se que, muitos utilizam o termo “cotidiano” em suas aulas, com outro enfoque, tal como motivando os alunos com notícias veiculadas em TV, revistas, jornais. Este enfoque acarreta apenas, em respostas prontas, ou seja, busca-se um fato para desenvolver certo conteúdo, reduzindo o ensino de Química, a uma simples atividade, sem aplicação na vida e no ambiente sócio-econômico em que vive o aluno. É de estrema importância à relação do aluno com a sociedade, pois através dela que se processará a mediação didática como fases de (re) construção do conhecimento na tentativa de formar cidadãos cientes do ambiente em que vive, pois os conteúdos a serem ensinados estarão mais próximos de suas realidades.

OBJETIVO GERAL

  • Verificar como está sendo utilizado o cotidiano dos alunos no processo de ensino-aprendizagem na rede pública do ensino médio da cidade de Jequié/BA.

Objetivos Específicos:

  • Verificar se os alunos associam os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o cotidiano.

  • Constatar como os professores de química utilizam os acontecimentos do cotidiano referentes à disciplina em sala de aula.

PROBLEMA

Os professores utilizam o cotidiano no processo de ensino-aprendizagem de química nas escolas públicas do nível médio da cidade de Jequié-BA?

QUESTÕES NORTEADORAS

De que modo os alunos associam os conhecimentos adquiridos em sala de aula com o seu cotidiano?

De que forma os professores de química utilizam os acontecimentos do cotidiano referentes à disciplina em sala de aula?

REVISÃO DE LITERATURA

A ação de educar parte do princípio da capacidade reflexiva do profissional, isto porque, muitas variáveis interferem e se inter-relacionam no processo de ensino-aprendizagem e, se o educador não desenvolver esta capacidade, será um simples repetidor de um modelo pré-estabelecido pelos livros didáticos. O que se deve considerar neste contexto, é a avaliação estratégica como ferramenta para interpretar o que acontece em sala de aula, o que deve ser melhorado, quais os mecanismos que se deve utilizar para aproximar o conhecimento cotidiano do científico?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com