TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Mecanica Dos Fluidos Na Engenharia

Trabalho Escolar: A Importancia Da Mecanica Dos Fluidos Na Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  15.749 Visualizações

Página 1 de 3

A importância da Mecânica dos Fluidos na sociedade.

A mecânica dos fluidos é uma disciplina que esta presente no cotidiano não só de engenheiros, mas na vida da sociedade em geral. Conhecida como a ciência que estuda o efeito de forças em fluidos (seja ele liquido ou vapor) a mecânica dos fluidos é aplicada em diversos setores da sociedade desde as áreas de engenharia mas também em áreas importantes como a medicina. Atualmente a mecânica dos fluidos é indispensável em áreas como a engenharia automobilística, aeroespacial, ambiental, militar e naval. Na prática podemos ver aplicações da mecânica dos fluidos em áreas de estudo como o fluxo de água através de um canal, inclinação de pistas para decolagem, cascos de barcos e navios, base para estudos de hidráulica e hidrologia e efeitos de ventos em telhado. No entanto é importante ressaltar que as aplicações dos conceitos de mecânica dos fluidos não esta isolada apenas nessa disciplina, ela pode ser associada com outros fenômenos como em situações com sistemas térmicos.

Na Engenharia Civil a mecânica dos fluidos é aplicada em situações como Análise e projeto de canais de drenagem e de irrigação, análise do transporte de sedimentos em rios e canais, problemas envolvendo o bombeamento e distribuição de água, análise e projeto de tubulações e redes de distribuição de água qualquer como, por exemplo, as tubulações de distribuição de combustível para os cilindros dos motores de explosão, as tubulações de distribuição de água num prédio.

Em outras situações clássicas como a Aerodinâmica e Hidrodinâmica a Mecânica dos fluidos é aplicada na Análise do movimento do ar ao redor das torres e dos cabos de transmissão de eletricidade tendo em vista a análise das cargas aerodinâmicas e dimensionamento, na análise do movimento do ar ao redor de automóveis, caminhões, trens, tendo em vista a determinação das forças aerodinâmicas e a dirigibilidade, na análise do movimento do ar nas turbinas eólicas tendo em vista a determinação de seu desempenho -Análise do movimento do ar ao redor das torres e dos cabos de transmissão de eletricidade tendo em vista a análise das cargas aerodinâmicas e dimensionamento bem como Análise do movimento do ar ao redor de automóveis, caminhões, trens, etc. tendo em vista a determinação das forças aerodinâmicas e a dirigibilidade.

A combinação da Mecânica dos Fluidos com outras disciplinas também pode gerar estudos que beneficiam o ramo da engenharia civil. A junção da Mecânica dos Fluidos com outras disciplinas pode gerar benefícios, por exemplo, para a análise do movimento do ar no interior (conforto) e ao redor de edifícios. Análise do escoamento de fluidos no interior de edifícios (conforto ambiental).

Analisada as aplicações da Mecânica dos fluidos na sociedade pode-se concluir que o estudo e conhecimento dos conceitos e princípios desta disciplina são indispensáveis para o projeto de qualquer sistema onde haja a existência de um fluido. Sistemas que não incluem essa disciplina para analise e criação de um projeto não possuem um vida útil estável, um exemplo disso é o desastre da ponte sobre o estreito de Tacoma (1940) um acidente que aconteceu porque não pensou-se na influencia do ar na ponte.

Nesse âmbito pode-se Alencar a mecânica dos fluidos como uma disciplina não só exclusiva, mas integradora que quando aplicada com conceitos de outras disciplinas pode trazer grandes contribuições para a sociedade

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »