TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Da Pesquisa Na Ti

Casos: A Importancia Da Pesquisa Na Ti. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PADRE DANILO JOSÉ DE OLIVEIRA OHL

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Graziely Larios Silva1

RESUMO

O objetivo deste artigo é destacar a importância da pesquisa na formação acadêmica dos profissionais da Tecnologia da Informação. Percebe-se que há uma deficiência encontrada em alunos da área da TI, visto que muitos, até mesmo após a graduação, não possuem alguns conhecimentos básicos, portanto não conseguem utilizar o conhecimento obtido na formação para a realização de pesquisas e elaboração das mesmas, fazendo-as de forma não objetiva, sem grande valor e atribuição. Sugere-se que para amenizar este fato é importante introduzir interesses e motivações para que existam mais pesquisadores, não somente no ambiente acadêmico, pois a pesquisa é uma constante no ambiente da TI. Este conhecimento necessita ser transferido da academia ao mercado de trabalho, sendo assim, o profissional que domina as práticas de pesquisa é dono de propostas de inovação mais convincentes e se mantém atualizado, devido ao fato de estar frequentemente em processo de aprendizagem.

Palavras-Chave: Tecnologia da Informação, Pesquisa, Graduação.

ABSTRACT

The objective of this article is to highlight the importance of research in academic professionals of Information Technology. It is noticed that there is a deficiency found in the area of IT students, as many, even after graduation, do not have some basic knowledge, so can not use the knowledge gained in training for conducting research and preparation of the report, making them not objectively without great value and assignment. It is suggested that to alleviate this fact is important to introduce interests and motivations so that there are more researchers, not only in the academic environment because the research is a constant in the IT environment. This knowledge needs to be transferred from the academy to the labor market, so the professional who dominates the research practices owns more convincing improvement proposals and stays current, due to the fact often be in the learning process.

Key-words: Information Technology, Research, Graduate.

____________________________________________

1 Graziely Larios Silva é graduanda do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade de Tecnologia Padre Danilo José de Oliveira Ohl, Barueri, SP grazilarios@hotmail.com

1. INTRODUÇÃO

Manter-se em contato com a tecnologia é, de fato, uma experiência mais comum a cada dia, com mais frequência as pessoas necessitam da Tecnologia da Informação. Os profissionais desta área devem estar atentos a novos produtos e inovações que surgem constantemente no mercado, para que isto ocorra é preciso que a pesquisa seja cotidiana na vida destes especialistas.

Encontra-se uma falha no processo de aprendizagem na graduação de muitos profissionais, interesses e motivações são cruciais para que haja bom pesquisadores. “É muito difícil fazer pesquisa de ponta em nível de doutorado, partindo de uma graduação medíocre”, afirmou o ganhador do prêmio Nobel de química Kurt Wüthrich, em evento realizado em Campinas (LEONE, 2011). É necessário que os graduandos sejam incentivados à hábitos que contribuam na realização de pesquisas.

Pesquisar é o mesmo que procurar, portanto pesquisar é procurar por respostas para determinados problemas. No ambiente profissional, o estudante irá lidar com diversas situações em que a realização de pesquisa será essencial, o setor da Tecnologia da Informação busca inovação, e para melhorar produtos e serviços as pesquisas também são necessárias.

Conciliar pesquisas elaboradas na graduação com situações corriqueiras do ambiente profissional da TI é de extrema importância, por isso os discentes devem ir em busca do conhecimento, pois na vida acadêmica estarão desenvolvendo atividades que darão aptidão para realizar pesquisas bem elaboradas, sabendo como e quando utilizar as diversas metodologias.

2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A Tecnologia da Informação é o conjunto de atividades e soluções que provém de recursos computacionais, visando o armazenamento, produção, acesso, trasmissão, segurança e uso das informações. CASTELLS, (1999, p. 222) diz que informações adequadas são cruciais para o desempenho da empresa.

E acrescenta que:

A tecnologia da informação possibilita a recuperação descentralizada destas informações e sua integração simultânea em um sistema flexível de elaboração de estratégias. Essa estrutura internacional permite que pequenas e médias empresas se unam a empresas maiores, formando redes capazes de inovar e adaptar-se constantemente . (CASTELLS, 1999, p. 222).

3. A FORMAÇÃO ACADÊMICA

A formação acadêmica é, de fato, o principal meio de introdução ao mercado de trabalho, transforma o leigo em conhecedor. É capaz de desenvolver os conhecimentos necessários para lidar com situações referentes ao contexto da graduação.

Conforme GALVÃO (2010) relata:

"A formação acadêmica como é sabido não se limita ao cotidiano da sala de aula. Assistir às aulas, fazer os trabalhos e sair-se bem nas avaliações está longe de ser o suficiente. Ao longo dos cursos de graduação o acadêmico deve preocupar-se com o contínuo enriquecimento de sua formação, participando de eventos científicos, fazendo estágios, lendo obras de interesse, participando de grupos de pesquisa e publicando artigos em revistas especializadas com o apoio dos professores orientadores."

RUIZ, (2009) afirma também que:

As técnicas de estudo e leitura, os modos de análise, pensamento e escrita compatíveis com o rigor científico, as técnicas de produção de conhecimento válido, as normas de elaboração de resenhas, resumos e monografias com as especificidades da redação científica, os projetos de pesquisa e suas etapas, as fontes de pesquisa, os métodos de abordagem e procedimento, as tipologias da pesquisa, entre outros tópicos, tudo isso há de enriquecer a jornada do estudante em seu percurso universitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com