TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Fogo

Ensaios: A Importância Do Fogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  1.451 Visualizações

Página 1 de 5

É comum considerar-se que os primeiros químicos foram aqueles indivíduos que descobriram como produzir fogo por seus próprios meios (atritando gravetos ou tirando faíscas de pedras, por exemplo), como até hoje ainda fazem certos povos primitivos. Entretanto, há indícios arqueológicos de uso do fogo em épocas muito remotas (750.000 a.C.), obtido provavelmente a partir de incêndios naturais na mata ou relâmpagos.

Já o Art. 335 da Consolidação das Leis do Trabalho, que regulamenta a profissão de Químico, diz o seguinte: "É obrigatória a admissão de químicos nos seguintes tipos de indústria:

a) de fabricação de produtos químicos;

b) que mantenham laboratório de controle químico;

c) de fabricação de produtos industriais que são obtidos por meio de reações químicas dirigidas (...)"

No filme "A Guerra do Fogo", viram-se tribos primitivas que recolhiam brasas de incêndios (e as mantinham acesas) e outra que sabia como produzir fogo atritando gravetos.

Comente as diferenças entre os dois casos, explicando quando estas atividades ficam mais próximas da definição legal de atividade do profissional de química.

Para manter uma chama acesa, como alguns grupos de homens pré-históricos faziam, basta não retirar nenhum dos três elementos que originarão o fogo: combustível, comburente e calor. A produção do fogo envolve um processo denominado reação de combustão, que consiste no fornecimento desses três elementos. É por isso que a obtenção do fogo se aproxima mais da definição legal da profissão de química, já que a reação de combustão é uma reação química dirigida. No filme, o combustível era a madeira, o comburente era o ar (Gás Oxigênio) e o calor era proveniente do atrito entre os pedaços de madeira feitos pelo homem.

Explique qual a importância do domínio do fogo para a sobrevivência do homem pré-histórico?

O domínio do fogo permitiu ao Homem que sobrevivesse de uma forma melhor e mais prolongada. O fogo permitiu o cozimento dos alimentos, o que eliminava as bactérias e facilitava a digestão, o que inclusive levou a sua evolução. De posse do fogo era possível afastar os predadores e a captura de presas foi facilitada. Além disso, em tempos gélidos, foi o fogo que permitiu a sobrevivência da espécie e ainda permitiu a confecção de armas.

Quais as consequências de apenas dispor do fogo encontrado e mantido, sem saber como criá-lo?

A consequência disso leva a uma vida bem mais complicada. Como pode ser visto no filme “A guerra do fogo”, antes de se saber criar o fogo, noites de frio extremo eram difíceis de enfrentar, fazendo com que as pessoas tivessem a necessidade de ter peles de animais para se aquecer. Outra consequência é uma menor segurança contra ataques de animais, principalmente no período da noite. Pode-se citar também que o fogo foi de extrema importância para criação de algumas armas usadas na defesa do ser humano; e, provavelmente, a principal contribuição do fogo criado foi à possibilidade de cozinhar alimentos, o que contribuiu muito para a evolução do ser humano, como a da estrutura dos maxilares. Tudo isso foram contribuições que o fogo trouxe para a sobrevivência humana, porém se não se domina a técnica de cria-lo, perante a qualquer adversidade a chama que está sendo mantida se apaga e é necessário sair em busca de outra, o que torna a vida difícil, já que dessa maneira o Homem se expos a diversos perigos.

Em quê a situação muda quando o grupo atrasado aprende a produzir o fogo?

A partir do momento que um grupo atrasado aprende como se criar o fogo, a vida deles começa a ser mais segura e confortável. Passa a não haver necessidade de constantes mudanças de habitat e a utilização de peles de animais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com