TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Planejamento Na Armazenagem,pesquisa Nos Portos E Terminais,planejamento Fisíco Na Otimização De Armazenagem,tabela De índices De Desempenho Da Armazenagem

Pesquisas Acadêmicas: A Importância Do Planejamento Na Armazenagem,pesquisa Nos Portos E Terminais,planejamento Fisíco Na Otimização De Armazenagem,tabela De índices De Desempenho Da Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A armazenagem surgiu cerca de 3.000 anos a.C, quando os egípcios construíram os primeiros depósitos com o objetivo específico de armazenar o trigo e os papiros excedentes, produzidos no fértil Vale do Nilo, para em seguida carregá-los em navios e trocá-los pelas preciosas madeiras do Líbano.

Após a 2ª Guerra Mundial, o tráfego marítimo cresceu rapidamente, impondo a racionalização e a modernização no uso das restritas áreas de armazenagens nos portos, e fazendo com que a armazenagem viesse se desenvolvendo e tomando v ulto como ramo de conhecimento complexo e independente.

A armazenagem passou longos anos tentando viabilizar investimentos para o seu desenvolvimento, pois sempre foi considerada como uma atividade menos importante que a produção. Porem com a chegada dos processos de melhoria da produtividade e da qualidade, e juntamente a elevação da logística para um diferencial competitivo, a armazenagem ganhou destaque no gerenciamento da cadeia de abastecimento.

Com isso, nos dias de hoje, a armazenagem atua diretamente no nível de serviços aos clientes, na produtividade organizacional, além de afetar a qualidade de produtos e serviços, estes que são aspectos fundamentais ao sucesso da organização.

Então armazenagem é a administração do espaço que é sempre limitado e efetivamente usado, e também a administração do tempo e da mão da obra. É gerenciar com eficácia o espaço colocado a disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas com rapidez e facilidade, com técnicas compatíveis às respectivas características.

Nestas atividades que iremos desenvolver abordaremos uma empresa e falaremos sobre princípios e elementos da armazenagem, e como se estabelece o processo de embalagens de materiais. Conheceremos e desenvolveremos a gestão da armazenagem. Realizaremos análise para um planejamento de armazenagem.

1. RELATÓRIO DA EMPRESA, PRINCIPIOS E ELEMENTOS DA ARMAZENAGEM, PESQUISA DA LINHA DE PRODUTOS.

Neste capitulo elaboramos um relatório da empresa a qual escolhemos para desenvolver esse trabalho, falaremos sobre os princípios e elementos da armazenagem e também faremos uma pesquisa da linha de produtos.

1.1. Relatório da Empresa

A empresa identificada para este trabalho é a Termotécnica, que esta situada em Rio Claro na Rodovia Washington Luiz, KM 171, galpão 04.

A Termotécnica existe desde 29 de agosto de 1961 onde foi fundada por Hands Dieter Schmidt em Santa Catarina e hoje é considerada líder nacional na produção de EPS, mais conhecido popularmente como isopor. Em 1974 a empresa inaugurou sua primeira filial, em Minas Gerais. Em 1979 inaugurou a Termocell e passou a produzir sua própria matéria prima, o poliestireno. Em 1983 inaugurou mais uma filial, agora no Amazonas. Em 1996 abriu sua filial no estado de São Paulo e em 2006 abrindo mais uma filial, em Goiás.

Tem como principal produto desenvolvido as proteções para eletroeletrônicos, sendo seus principais clientes a Whirlpool fabricantes das marcas Cônsul e Brastemp, a Electrolux, Samsung, Mabe, Flextronics, entre outros. Produz também as caixas térmicas, que atendem todos os comércios varejistas, supermercados e hipermercados.

A empresa também atua desde 2003 no setor de construção civil, onde desenvolve produtos de ponta para atender seus clientes. Neste segmento tem como principais produtos desenvolvidos, telhas, cantoneiras, lajes, blocos entre outros, tudo desenvolvido através do EPS.

A termotécnica tem como missão e valores ser uma empresa de classe mundial onde seus colaboradores tenham orgulho em trabalhar, se comprometer a gerar riquezas para seus clientes, colaboradores e acionistas, produzindo com excelência, soluções de proteções, serviços, isolamentos térmicos, com isso valorizando seus produtos e preservando o meio ambiente.

A empresa tendo como base a produção da sua própria matéria prima ela controla todo o processo, fluxo e armazenagem da matéria prima, dos produtos em processos e acabados e também visando sempre o planejamento e as informações, desde os fornecedores até o cliente de forma muito mais eficiente e efetiva.

1.2. Princípios e elementos da armazenagem

A armazenagem é constituída por diversas funções e processos que envolvem as matérias-primas, produtos, matérias entre outros. Funções essas de extrema importância para conservação desses materiais, procurando sempre as melhores soluções com os menores custos da empresa. Um processo de armazenagem bem efetuado pode trazer diversas vantagens como redução dos custos de movimentações, melhor aproveitamento do espaço, redução de risco entre muitos outros. Por isso se faz necessário desenvolver esse trabalho seguindo os seus princípios básicos.

Os princípios básicos de armazenagem são fundamentais para um gerenciamento correto do processo de armazenagem. Cada principio em sua definição demonstra a importância de cada item a ser trabalhado neste processo. Se uma empresa que põe em prática esses princípios ,estará livre de grandes problemas que poderão ocorrer no futuro.

Conforme foi visualizado na empresa em questão e também confrontando na teoria com a prática empresarial segue alguns princípios básicos das operações de armazenagem que a empresa tende a seguir para promover um armazenamento eficaz, facilitando o fluxo de mercadorias e de pessoas.

 Planejamento: Tende a avaliar previamente a área de armazenagem, considerando as características de segurança e manuseio.

 Otimização do espaço físico: Armazenamento seguro para possibilitar a fácil movimentação da maior quantidade possível de mercadorias em uma única área de armazenagem, observando a resistência do piso e a capacidade de volume da área.

 Verticalização: Aproveitam os espaços verticais da melhor maneira possível, visando sempre a segurança na movimentação.

 Flexibilidade Operacional: Promovem a facilidade entre corredores, docas, portas e equipamentos disponíveis em que ha na área de armazenagem, de modo a receber com facilidade produtos com diferentes características de movimentação.

 Controle: Planejar, implantar e acompanhar de forma organizada um adequado sistema com os registros de recebimento, tempos de permanência das cargas armazenadas, entregas e controle sobre o inventario físico de mercadorias, possibilitando a sua identificação e retirada imediatas.

 Segurança:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com