TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE PESQUISA DE ENDOMARKETING:

Artigos Científicos: PLANEJAMENTO DE PESQUISA DE ENDOMARKETING:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

1) Introdução

Tendo por objetivo tornar a empresa como uma das melhores empresas para se trabalhar, o MetrôRio tem se mostrado cada vez mais preocupado com a qualidade de vida e bem-estar dos seus colaboradores.

Desta forma, a área de Recursos Humanos desenvolveu um programa que tem por missão estimular, em cada colaborador, a importância de cuidar de sua qualidade de vida em todos os aspectos. O programa “Viva Bem” se baseia em 7 pilares da qualidade de vida, são eles: Saúde; Financeiro; Ambiente; Cultura & Lazer; Social; Intelectual e Emocional.

A pesquisa de Endormarketing seria uma forma de estreitamento do canal de relacionamento entre a empresa e seus colaboradores, com o intuito de verificar a eficácia do Programa de Qualidade de Vida do MetrôRio – Viva Bem e descobrir novas ações que serão incorporadas no Programa a partir das respostas dos colaboradores.

2) Objetivos:

2.1) Gerais

A pesquisa proposta tem por objetivo geral, identificar o significado e importância, para os colaboradores, da qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.

2.2) Específicos

Como a implantação do Programa de Qualidade de Vida é recente, se viu necessária uma pesquisa de endomarketing para que seja avaliado se as ações do programa estão sendo bem aceitas, se são importantes para os colaboradores, se sanam as necessidades e, caso não, quais são as sugestões e ideias de atividades.

3) Metodologia

3.1) Tipo de pesquisa

Com o intuito de promover um maior conhecimento sobre o tema utilizaremos a pesquisa exploratória. Como não existia antes uma área que tratava especificamente da Qualidade de Vida dos colaboradores do Metrô Rio, o tipo de pesquisa em questão ajudará a coletar informações de todas as áreas da empresa que agregarão conhecimento para a solução dos problemas específicos e resultados esperados.

Os métodos da pesquisa exploratória serão: os levantamentos em fontes secundárias (bibliografia, documentos, estatísticas, pesquisas realizadas), levantamento de experiências, estudos de casos e a observação informal.

Será pesquisado o banco de dados da empresa, as fichas de cadastro dos funcionários, os estudos de casos de funcionários que saíram da empresa devido a algum problema relacionado com a qualidade de vida, a memória de eventos passados envolvendo esse tema (fotos, folders, cartazes). É importante ressaltar que as áreas que mais ajudarão no levantamento das informações serão o Recursos Humanos e a Comunicação Interna.  A última era responsável por algumas das atividades que estão agora no escopo do trabalho da área de Qualidade de Vida.

3.2) Método(s) de coleta de dados

As fontes de dados na pesquisa serão principalmente o pesquisado (colaborador), as pessoas que possuem informações sobre o pesquisado (RH e Comunicação Interna), e além dos dados disponíveis comentados anteriormente.

Os tipos de dados que utilizaremos será os dados primários (aqueles que ainda não foram coletados e que estão na posse apenas dos pesquisados). Além disso, é importante estudar situações similares que aconteceram em outras empresas (estudos de casos, experimentos, simulações).

Dentro dos dados primários, coletaríamos as características demográficas, socioeconômicas e de estilo de vida; grau de instrução do chefe da família, as atitudes e opiniões; conscientização e conhecimento; motivações; comportamento passado e presente e intenções. Todos esses dados serão primordiais para entender a cultura dos pesquisados e o que seria qualidade de vida para eles.

Para a coleta desses dados tanto a comunicação quanto a observação serão os meios de coleta. O primeiro meio (comunicação) será através de questionamentos escritos que gerarão dados declarados por escrito pelos respondentes. O segundo meio (observação) será através de registros de comportamentos, fatos e ações.

Os questionários serão aplicados em forma de questionários autopreenchidos, sem identificação, pois os colaboradores poderão ficar a vontade para responder aquilo que vier a mente, sem se podar com a repercussão interna das suas respostas. Esse tipo de questionário possui um tamanho de amostra grande. Em relação à observação ela será estruturada, disfarçada, humana, natural, direta e participativa (verificar conceitos). Esse último método só pode ser usado para obter dados exteriorizados através de comportamentos, mas o importante é que não há influência do processo nas respostas. A observação será feita diante das ações voltadas para os colaboradores, ou seja, ações estruturadas para atingir o objetivo de desenvolver nos colaboradores a sua qualidade de vida.

3.3) População de pesquisa (ou público-alvo)

O público alvo são os 2.500 colaboradores do Metrô Rio, eles serão os pesquisados. A área de Recursos Humanos e Comunicação Interna da empresa são as pessoas que possuem informações sobre o pesquisado e também será um população de pesquisa.

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »