TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Incerteza em exploração de petroleo

Por:   •  18/11/2016  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Bruno Monserrat Perillo                 N.USP 5351554

Revisão Bibliográfica

A complexidade na exploração e produção de reservas de petróleo, são gerados por diversos fatores. Questões como incerteza geológica, financeira, política etc, possuem diversas considerações para quantificar determinados cenários.

Clemen (1991) e Rose (1992) discutem análise de decisão e análise de risco focando nas questões básicas, existência de hidrocarbonetos, volumetria, montante de investimento exigido, riscos envolvidos etc. Tais autores, comentam extensivamente a análise de decisão considerando incertezas no processo. Ferramentas como: teoria da probabilidade, árvore de decisão, simulação Monte Carlo e integração com modelo econômico foram introduzidas na análise de decisão inicialmente em exploração e para casos onde a incerteza era caracterizada por distribuição de probabilidade dos parâmetros envolvidos. Apresentam também conceitos como valor monetário esperado (VME) e valor presente líquido (VPL).

Garb (1988) apresenta uma metodologia para análise do risco associada à estimativa de reservas e ao valor de produção utilizando simulação Monte Carlo, onde as variáveis incertas são: espessura, área do reservatório, fator de recuperação de hidrocarbonetos. Apresenta também considerações abrangentes sobre riscos: técnicos, econômicos e políticos; a redução de incertezas de acordo com a maturidade dos campos.

Chorn et al. (1998) usam a técnica de análise financeira denominada “opção real” para gerenciar a incerteza. A mesma é ilustrada com a aplicação da caracterização integrada do reservatório para reduzir as incertezas no volume recuperável e na produtividade do poço.

Floris e Peersmanm (1998) abordam a evolução da caracterização geológica com a integração de dados de poços e com a sísmica 3D na simulação estocástica, propiciando a quantificação do impacto das incertezas estruturais e na estimativa de volumes de rocha e hidrocarbonetos.

Referências

Chorn, L.G. e Croft, M. Resolving Uncertainty to Create Value, SPE Technical Conference and Exhibition, SPE 49094, New Orleans, 1998.

Clemen, R.T. Making Hard Decisions- An Introduction to Decision Analysis. PWS-KENT, Belmont, California, 1991.

Floris, F.J.T., Peersmann, M.R.H.E. Uncertainty Estimation in Volumetric for Supporting Hydrocarbon E&P Decision Making. Netherlands Institute of Applied Geosciences, 1998.

Garb, F. A. Assessing Risk in Estimating Hydrocarbon Reserves and in Evaluating Hydrocarbon – Producing Properties. Journal of Petroleum Technology, p.765-778, 1988.

Rose, P.R., Chance of success and its use in petroleum exploration, AAPG Treatise of Petroleum Geology, Handbook of Petroleum Geology, 1992, p. 71-86

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com