TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências para a economia mundial a crise do petróleo de 1973

Pesquisas Acadêmicas: Consequências para a economia mundial a crise do petróleo de 1973. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.336 Palavras (14 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 14

Ambiente Econômico Global

Módulo 1

1°) Em 1973, um novo período de instabilidade econômica e política mundial se instala com a crise do petróleo, deflagrada pelos conflitos militares entre Israel (aliado dos Estados Unidos) e os países árabes, produtores de petróleo. O resultado da guerra, favorável a Israel, fez com que os países produtores de petróleo reduzissem sua produção e reajustassem seus preços. Este fato fez com que

R - O sistema econômico internacional entrasse em colapso.

Justificativa: Nas décadas de 1960 e 1970, a economia mundial estava totalmente dependente do petróleo, sem ele não havia progresso. Cientes desta dependência, os países produtores decidiram unir suas forças, rompendo com o cartel das “Sete Irmãs”. Surgia a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, a OPEP (OPEC, em inglês), e a luta contra as grandes companhias petrolíferas começou a ser travada, com vitórias lentas, mas definitivas, para os países produtores do óleo negro.

Não só interesses econômicos moveram esta luta, mas principalmente, políticos. O conflito entre árabes e israelenses, marcados pela Guerra dos Seis Dias, em 1967, e pela Guerra do Yom Kippur, em 1973, em que os árabes sofreram derrotas e humilhações indeléveis, foi o principal fator que fez do petróleo uma arma econômica. Para pressionar os Estados Unidos e a Europa, que apoiaram Israel nos conflitos, os árabes uniram-se, reduzindo a produção do petróleo, forçando o aumento drástico no preço do barril, originando a maior crise do petróleo, que afetou toda a economia mundial. A Europa e o Japão foram os que mais sofreram, sendo obrigados a racionar energia. Os Estados Unidos travaram o consumo e investiu nas suas reservas. Os países em desenvolvimento como o Brasil, foram os mais afetados, pois o encarecimento desta fonte de energia gerou um desequilíbrio nas suas frágeis economias. Com a crise petrolífera de 1973, encerrava-se o chamado “Milagre Econômico Brasileiro”, e o país entraria em colapso econômico, crise que se veio a agravar, só encerrando depois do fim da ditadura militar.

2º) A crise do petróleo de 1973 trouxe diversas consequências para a economia internacional. Dentre elas, pode-se destacar:

I. a necessidade de restruturação dos sistemas produtivos e energéticos na maior parte do mundo desenvolvido

II. a pesquisa intensiva sobre as possibilidades de fontes alternativas de energia

III. a implantação de diversas usinas termo-elétricas por toda a Europa

R - As afirmações I e II estão corretas.

Justificativa: O uso do petróleo como arma de guerra teve consequências dramáticas para a economia dos países que dele dependiam. A Europa consumia 80% do petróleo que provinha do Oriente Médio e o Japão 90%. Quando os árabes iniciaram o embargo do petróleo, reduzindo a produção até o limite oficial de 15% com variações de um produtor para o outro, os europeus foram obrigados a racionar combustível, impondo a proibição da circulação de veículos em dias definidos da semana; os japoneses fizeram reduções drásticas de consumo de energia, afetando a produtividade das suas indústrias.

A crise atingiu aos países em desenvolvimento, considerados amigos pelos árabes, de forma indelével, já que se utilizavam do petróleo como fonte de energia barata, tendo o seu valor aumentado bruscamente. O Brasil recorreu ao racionamento de combustível, viu a mentira do chamado “Milagre Econômico” esvair-se, entrando em um dos períodos mais difíceis da sua economia.

Curiosamente, o embargo que tinha como objetivo principal atingir os Estados Unidos, não consegue o propósito. Os Estados Unidos eram menos dependentes do petróleo árabe, tomando medidas de cautela relativas às reservas que possuíam e ao consumo. Foram beneficiados pelo freio nas economias europeias e japonesa, concorrentes diretas dos seus produtos. O embargo aos norte-americanos foi suspenso em março de 1974. Um mês antes, Irã e Arábia Saudita, principais aliados árabes dos Estados Unidos, receberam uma considerável quantidade de aviões de guerra norte-americanos. Naquele ano, a Aramco aumentou os seus investimentos na Arábia Saudita de 500 para 800 milhões de dólares.

As companhias petrolíferas, conhecidas por “Sete Irmãs”, tiveram grandes lucros com a crise, pois eram as únicas com condições de fazer os maiores lances no mercado negro do petróleo, dominando a produção e o transporte do produto árabe, vendendo-o por preços exorbitantes aos consumidores. Com a crise, as “Sete Irmãs” viram os seus lucros, em 1973, a atingirem um aumento de 159%.

A alta explosiva nos preços do petróleo enriqueceu muitos países árabes, que viram a renda per capita subir para os 5 mil dólares anuais. Qatar, Kuwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Líbia, formaram o conjunto de países novos ricos do Oriente Médio.

A crise do petróleo de 1973 afetou o mundo inteiro. As consequências, para a economia do mundo, foram, ao longo do tempo, benéficas e positivas. Foi a partir dela que se teve a consciência da dependência que a economia mundial tinha do petróleo, da fragilidade dessa dependência, e da necessidade de investir-se em outras fontes de energia.

Módulo 2

3º) Sabe-se que nos anos 1990 uma série de reformas foram recomendadas para os países da América Latina. Essas reformas passaram a ser conhecidas como medidas preconizadas pelo Consenso de Washington. Podemos destacar entre elas:

I. a estatização dos setores produtivos e a desvalorização cambial competitiva

II. a privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo

III. o fortalecimento de políticas de crescimento, mesmo que às custas de taxas de inflação altas

R - Apenas a afirmação II está correta.

Justificativa: Consenso de Washington foi uma reunião realizada em 1989 por diversos economistas, representantes de organizações internacionais, inclusive o Banco Mundial. Era uma época em que os países latino-americanos apresentavam com grande publicidade planos econômicos, como acontecia no Brasil. As discussões eram coordenadas pelo economista inglês John Willianson, tendo este organizado um programa de dez medidas a serem adotadas na ordem econômica internacional. Essas medidas se destinavam aos países em desenvolvimento, dos vários continentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com