TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Petróleo

Trabalho Universitário: O Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2013  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 2

Petróleo

O petróleo é um liquido oleoso, cuja cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmber. É encontrado no subsolo, em profundidades variáveis 9podem haver acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre, quanto a mais de 3 mil metros de profundidade) e é muito rico em hidrocarbonetos (HC).

Diversas teorias tentam explicar a origem do petróleo. Atualmente, a mais aceita entre os geólogos é a de que seja oriundo de substâncias de natureza orgânica.

Com base na teoria orgânica da origem do petróleo, o mesmo deverá ser encontrado com maior probabilidade nas áreas em que, no decorrer de diferentes eras geológicas, houve deposição de rochas sedimentares e acumulação de restos orgânicos. Fica então, praticamente excluída a possibilidade da presença de petróleo nas rochas ígneas e metamórficas, porém, a confirmação só é possível com a perfuração.

O petróleo é uma mistura complexa de inúmeros compostos orgânicos, com predominância quase absoluta de hidrocarbonetos. Sua composição química varia de acordo com sua procedência.

Petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio, se encontra sob forma gasosa, liquida ou sólida, em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares. Nos depósitos encontram-se também água salgada e uma mistura de gases responsáveis pela pressão que provoca a ascensão do petróleo através de poços perfurados. O petróleo liquido é também chamado óleo refinado, produto comercial mais importante. O gás de petróleo (gás natural) é uma mistura de hidrocarbonetos leves , enquanto as formas semi-sólidas são compostas de hidrocarbonetos pesados.

1° geração- Um processo chamado de craqueamento, que resulta nos petroquímicos básicos, tais como etano, propeno e aromáticos, esses por sua vez, são os insumos para a produção das resinas.

2° geração- As resinas da Braskem, como o polietileno, o polipropileno e o PVC. São chamadas de resinas termoplásticas, porque amolecem quando aquecidas, permitindo que sejam fundidas e amolecidas várias vezes.

3° geração- As empresas transformadoras de plástico, usam as resinas de Braskem para fabricarem embalagens, brinquedos, utilidades domesticas, peças para industrias eletroeletrônicas e para a construção civil, dentre uma infinidade de outras aplicações.

O petróleo ao chegar em uma refinaria passa por um processo chamado destilação seguido por um processo craqueando catalítico e seguido por nova destilação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com