TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Refino Do Petróleo

Casos: Refino Do Petróleo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2013  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  757 Visualizações

Página 1 de 2

Principais poluentes do refino do petróleo; Efeitos sobre a saúde e o meio ambiente

A indústria de petróleo, em todas as fases do processo produtivo, tem potencial para causar impactos sobre o ambiente e a saúde das populações. Sabe-se que os hidrocarbonetos aromáticos presentes no petróleo, tais como o benzeno, tolueno e xileno (BTX), têm efeitos mutagênicos, carcinogênicos, teratogênicos, neurotóxicos e apresentam tóxico agudo, sendo mielotóxicos. As refinarias de petróleo constituem uma das atividades humanas de maior potencial poluidor. Elas consomem grandes quantidades de água e de energia, produzem grandes quantidades de despejos líquidos, liberam diversos gases nocivos para a atmosfera e produzem resíduos sólidos de difícil tratamento e disposição. Em decorrência desses fatos, as refinarias muitas vezes são grandes degradadoras do ambiente, pois tem potencial para afetar o ar, a água, o solo e, consequentemente, todo o meio biótico em seu entorno.

As refinarias são complexos industriais que ocupam grandes áreas e, durante o processo, inevitavelmente são gerados grandes impactos ao meio ambiente. Dentre os principais impactos estão as elevadas cargas orgânicas nos efluentes líquidos; resíduos sólidos diversos como solos contaminados, borras oleosas, e as emissões atmosféricas de poluentes como NOx, SOx,VOC e CO2, sendo os óxidos de nitrogênio (NOx – NO, NO2), o material particulado (MP – orgânico, inorgânico) e os compostos de enxofre (SOx – SO2, SO3, H2SO4) os mais preocupantes.; Outros, como o monóxido de carbono (CO) e os compostos orgânicos voláteis (VOC), são constituintes que em equipamentos operando em condições normais são emitidos a taxas muito pequenas, não causando qualquer dano ambiental.

Há também o dióxido de carbono (CO2), cuja abordagem como “poluente” é recente e ainda controversa, e outros derivados de combustíveis ou de equipamentos de combustão de emprego restrito ou específico (por exemplo, cromo na queima de resíduos de curtume ou óxido nitroso - N2O em equipamentos de leito fluidizado).

O NOx, o MP e o SOx são poluentes primários: A principal ação no homem consiste no ataque às vias respiratórias.

O NOx, por exemplo, como o CO, reage com a hemoglobina do sangue, reduzindo sua capacidade de transporte de oxigênio. O gráfico da figura ilustra o efeito do CO sobre o ser humano.

Já o Material Particulado, em particular o denominado “inalável” (diâmetro inferior a 10 micra) se aloja nas partes internas do sistema respiratório provocando lesões bastante graves.

O NOx e o SOx são também poluentes secundários, pois ambos na atmosfera dão origem aos ácidos nítrico e sulfúrico, respectivamente, que são os principais componentes da chuva ácida.

Além disso, o NOx participa de complexas reações fotoquímicas que levam à formação do chamado “smog” (“smoke” + “fog”) – atmosfera negro-amarronzada constituída de substâncias de forte ação oxidante, como o ozônio (O3), por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com