TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Indústria 4.0 Realmente Ajuda?

Por:   •  4/10/2021  •  Resenha  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

Tópicos Especiais I

Professor Dr. Pedro Prates Valério

Nome Completo

Marcos Paulo Corlaite da Fonseca

Matrícula

 31716273

Turma

Engenharia química

Data

05/04/2021

Relatório 1:

Filipe Monteiro e Lúpulo Nacional

Valor

5,0 pontos

Início

14/05/2021

Término

14/05/2021

        

A indústria 4.0 realmente ajuda?

Muito se fala sobre a indústria 4.0 como o futuro dos processos fabris no mundo, um mundo onde tudo é controlado por máquinas, onde o erro humano seria praticamente eliminado de nossos relatórios e indicadores. Mas ao contrário do que nosso convidado apresentou, tenho um pensamento muito diferente. Por esse motivo esse texto terá um caráter um pouco diferente dos demais, apresentando mais um teor de opinião do que de pesquisa sobre o tema, visto que acredito que esse movimento seja a primeiro momento lindo, falando isso com um olhar de alguém que faz parte da equipe da qualidade de industrias que tem cada vez mais indicadores e procedimentos para tentar evitar o erro.

Vamos começar pensando no salto do avanço tecnológico nos últimos anos, como esse crescimento é exponencial, somente precisamos comparar os telefones celulares como eles evoluíram rapidamente, quanto mais tecnologia nós temos mais buscamos evoluí-la, e quando pensamos em sua evolução não pensamos nos seus impactos negativos, apenas nos seus possíveis benefícios, mas já tivemos quadros onde esses avanços tecnológicos tiraram a vida de seus inventores devido ao seu uso, cito aqui Santos Dumont, que se matou ao ver o avião ser usado como arma em guerras. E aí chegamos no meu ponto de vista, onde falo que o humano somente busca a evolução da tecnologia sem se importar com seus impactos futuros, na verdade o ser humano nunca preocupa com os impactos até ele os impactar diretamente, visto o meio ambiente. Assim, ao meu ver, singelo, a indústria 4.0 pode vir a sair do controle da humanidade e piorar em um grau inimaginável a desigualdade social e monetária no mundo, acabando por minar totalmente com empregos, substituindo o ser humano pela máquina.

Na palestra relativa a esse relatório, eu perguntei sobre o ponto humano, e o mesmo respondeu que esse dano seria pequeno, visto que realocam as pessoas para funções mais de raciocínio, no momento eu ponderei a resposta como boa. Mas ao final da palestra ele mencionou sobre o desejo de substituir os degustadores da fábrica por máquinas, um cargo altamente sensorial, características atribuídas ao homem, aí te pergunto, se o sensorial passar para as máquinas, quanto tempo irá demorar para o raciocínio também passar? E assim não ter mais para onde alocar a mão de obra humana, fazendo com que no meio a um sistema social que exige que você gere renda para sobreviver, as oportunidades de geração de renda diminuírem drasticamente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (751.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com