TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inspeção de Vasos de Pressão Bovos na Norma Regulamentadora

Por:   •  10/8/2020  •  Artigo  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 7

 

Elaboração de uma EAP para inspeção de vasos de pressão novos na Norma Regulamentadora 13.

Elaboration of a WBS for inspection of new pressure vessels in the Regulatory Standard 13.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo facilitar a compreensão e elaboração de um projeto visando a validação de vasos de pressão na Norma Regulamentadora 13 (NR13) durante sua fase de construção e inspeção inicial. Para cumprir tal objetivo, de forma eficiente e eficaz, será realizado a criação de uma estrutura analítica de projetos (EAP), que é, sucintamente explicitando, a subdivisão do trabalho/procedimento a ser feito em grupos menores de entregas, que por sua vez serão divididos em subgrupos, contendo atividades pertinentes ao grupo em que estejam inseridas, criando unidades mais facilmente gerenciáveis.

Palavras-chave: Norma Regulamentadora (NR13), estrutura analítica de projetos (EAP), Vaso de pressão.

Abstract

This work aims to facilitate understanding and preparation of a project that aims at validating of pressure vessels in the Regulatory Standard 13 (NR13) during its construction phase and initial inspection. To fulfill this objective, efficiently and effectively, will be held on creating a work breakdown structure (WBS) projects, that is, succinctly explaining, the subdivision of work/procedure to be done in smaller groups of deliveries, which in turn are divided into subgroups, containing relevant activities to the group in which they are inserted, in order to create more easily manageable units.

Keywords: Regulatory Standard (NR13) project work breakdown structure (WBS), pressure vessel.

  1. 1. Introdução

Em 1970, foram apresentados espantosos dados de acidentes de trabalho no Brasil. Houve 1,2 milhão de acidentes, cerca de 2 mil óbitos e 6 mil doenças profissionais, mesmo com o número de baixo trabalhadores. E foi sendo notando o aumento, chegando ao seu ponto mais alto em 1975 onde bateu o recorde de 1,9 milhão, o que representa que 14,74% dos 12,9 milhões de trabalhadores desse ano sofreram algum acidente de trabalho, como apresentado na Tabela 1.

Tabela 1: Acidentes de trabalho ocorrido nos últimos 40 anos.[pic 1]

Fonte: segurancanotrabalho. De http://www.segurancanotrabalho.eng.br/estatisticas/1.pdf

Percebe-se então, à época, a importância de dar maior atenção ao tema Segurança de Trabalho. Uma mudança substancial se deu com a portaria do MTB (Ministério do Trabalho Brasileiro) N° 3.214 de 8 de junho de 1978. Ela, em resumo, cria as Normas Regulamentadoras, com o intuito de reduzir os acidentes de trabalho no Brasil. Foram criadas 28 normas regulamentadoras, entre elas a NR-13.

Percebeu-se a inexistência de uma estrutura analítica de informação, EAP, que fosse baseada na NR13 e que pudesse auxiliar, em especial, gestores que não tenham uma formação prévia em áreas técnicas relacionadas a vasos de pressão. Então, visando uma melhor compressão da NR-13 por esses gestores, foi elaborada uma EAP que facilitará a inspeção de vasos de pressão novos na Norma Regulamentadora 13. O artigo se divide em: Introdução, Norma Regulamentadora 13, Estrutura Analítica do Projeto (EAP), Proposta de EAP aplicada a NR13 e as Considerações Finais.

2. Norma Regulamentadora 13 (NR13)

Desde sua primeira publicação, em 1978, a Norma NR-13 veio sofrendo diversas revisões. A primeira e mais substancial mudança foi à revisão realizada em 1994, feito pela Portaria SSST nº 23 de 27 de dezembro de 1994 do Ministério do Trabalho e Emprego, que alterou seu título, inicialmente intitulada de “Caldeiras e Recipientes sobre pressão”, passou a se chamar “Caldeiras e Vasos de pressão”.

Dessas revisões nenhuma se compara a mais recente, de maio de 2014, que aconteceu com a Portaria n.º 594, de 28 de abril de 2014 do Ministério do Trabalho e Emprego, pela qual foram feitas modificações substanciais como, por exemplo, a inclusão das tubulações de interligações das caldeiras e vasos de pressão. Com essa última revisão houve a segunda mudança de título da NR-13, agora conhecida como “Caldeiras, Vasos de pressão e Tubulações”. Com essa mudança a estrutura do texto da norma ficou mais bem definido, tendo 7 tópicos principais e 2 anexos.

Logo no seu primeiro tópico, 13.1.1, é apresentada sua introdução, onde se encontra sucintamente o que a norma estabelece como requisitos. Segue abaixo o texto transcorrido da norma:

“13.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.”

  1. 3. Estrutura Analítica de Projeto (EAP)

Estrutura Analítica de Projeto, EAP, é uma ferramenta visual que ajuda no desenvolvimento de escopos de projetos, subdividindo um projeto em grupos/etapas de trabalho melhor gerenciáveis, permitindo ao gerente de projetos, à sua equipe e à partes interessadas um entendimento mais facilitado, organizado e claro sobre todas as entregas do projeto. Ela é definida pelo PMI (Project Management Institute) como “a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. A EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual especificação do escopo do projeto aprovada” (PMBOK Quinta Edição, pg 126).

Bem como explicita sobre o trabalho planejado, afirmando que este está contido dentro dos componentes de níveis mais baixos da EAP e são chamados de pacotes de trabalho, que por sua vez podem ser usados para agrupar as atividades, onde o trabalho é agendado, estimado monitorado e controlado. Por fim esclarece que os pacotes de trabalho são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita. (PMBOK Quinta Edição, pg 126)

  1. 4. Proposta de EAP aplicada à NR-13.

A adequação da EAP será fundamentada na instalação da norma regulamentadora, visto a dificuldade em sequenciar os passos para a instalação. Após percepção da dificuldade, a EAP foi elaborada com um sequenciamento e detalhe para cada entrega, observando sempre o nível de complexidade do pacote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (292.4 Kb)   docx (258.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com