TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Engenharia de Produção

Por:   •  23/3/2021  •  Resenha  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Guilherme Vieira Rezende

Pós-Graduação Engenharia de Produção e Gerenciamento de Projetos

Introdução a Engenharia de Produção

A ENGENHARIA APLICADA NA PRODUÇÃO

 

Na disciplina Introdução a Engenharia de Produção é apresentado ao aluno o contexto histórico de evolução dos meios de produção até os conceitos mais modernos utilizados na indústria. O arcabouço apresentado é de extrema importância para o entendimento de como, onde e porque os conceitos surgiram e evoluíram até os níveis atuais e como podemos aplica-los em nosso dia a dia na indústria.

 

A engenharia de produção começou a ter uma maior significância após as revoluções industriais que aconteceram no século XVIII na Inglaterra e XIX na Europa e América do Norte. No Brasil, aconteceu com a instalação das multinacionais nos anos 1950. Dentre os principais objetivos, está o aumento da eficiência e eficácia da produção através da maximização dos lucros, reduzindo os custos produtivos, e aumentando a qualidade percebida pelo cliente.

Chiavenato traz em seu livro Gestão da Produção Uma Abordagem Introdutória o conceito de que o mundo contemporâneo requer a produção de bens e serviços para atender à todas necessidades do ser humano.         E que os responsáveis por tal produção são as empresas, as quais são um conjunto de processos básico: Criatividade e Inovação, Desenvolvimento de Produtos, Produção, Marketing, Vendas, Entrega de Valor e Finanças. A engenharia de produção atua diretamente em algum desses processos, como o caso da Produção e Desenvolvimento de produtos e suporta outros.

Dentre os conceitos e ferramentas modernos de aplicação da engenharia de produção, podemos destacar o de manufatura enxuta – JIT (Just In Time) e o MRP II (Manufacturing Resources Planning). Eles são um dos principais pilares para a aplicação da engenharia na produção, trazendo o aumento da eficiência aos meios de produção, sendo possível ajustar a mesma à constante mudança de demanda do mercado, e reduzindo os desperdícios que geram aumento de custo, como estoques desnecessários.

Outro importante pilar é o da Melhoria Contínua – Kaizen. Essa metodologia traz o conceito de evolução diária com o propósito de se aumentar a produtividade e reduzir custos. Isso é extremamente importante para aumentar a lucratividade das empresas. Além disso, com a rápida evolução tecnológica que estamos vivendo atualmente, essa metodologia ganha uma relevância maior, ao passo que traz o mindset de que é preciso estar constantemente se atualizando em relação às novas tecnologias de máquinas, ferramentas, equipamentos, matérias primas, dentre outros.

Em suma, a engenharia aplicada na produção tem por objetivo final aumentar a eficiência e eficácia dos meios de produção ponderando certos atributos importantes como a sustentabilidade, qualidade para com os clientes e lucratividade das empresas. Esses três devem estar em perfeito alinhamento pois o proposito de uma empresa é agregar valor ao cliente e ao acionista, porém ao mesmo tempo isso só será possível de existir se o meio ambiente também existir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com