TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Engenharia

Por:   •  24/9/2018  •  Artigo  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação da Ferramenta da Qualidade (Diagrama de Ishikawa) e do PDCA no Desenvolvimento de Pesquisa para a reutilização dos Resíduos Sólidos de Coco Verde.

        Introdução

Dentre os problemas ambientais encontrados nas indústrias um dos maiores é o gerenciamento do resíduo sólido. Os resíduos do mercado do fruto de coco verde in natura (cascas) podem representar no verão cerca de 80% do lixo coletado nas grandes cidades. Tal problema se agrava quando levamos em consideração que um coco  verde de 250 ml de água gera em torno de 1 quilo de resíduo.

        Diante do crescente consumo do fruto de coco verde e da difícil decomposição das cascas do fruto (7 anos para se decompor totalmente)  que vem diminuindo o tempo de vida útil dos aterros foram feitos vários estudos e discussões de como pode-se resolver esse problema.

Desta forma, um estudo divulgado pela empresa INGEPRO, utilizando a ferramenta de qualidade ‘’ diagrama de causa e efeito’’, também conhecido como Ishikawa ou ainda espinha de peixe juntamente com o ciclo PDCA tem como objetivo mostrar possíveis formas de reutilização desses resíduos.

[pic 1]

Diagrama de causa e efeito

        Essa ferramenta tem como objetivo usa um determinado gráfico como metodologia para análise de fatores de influência (CAUSA) sobre um determinado problema (efeito). Consiste em algumas etapas:

  • Definir o problema a ser discutido
  • Registrar as possíveis causas dos problemas
  • Montar o diagrama com os 6 M’s ( Máquina, mão-de-obra, método, matéria-prima, medida e meio ambiente).
  • Analisar o diagrama e finalmente a correção do problema.

Aplicação do diagrama juntamente ao PDCA

Na fase Plan, estipulamos a meta, o problema a ser discutido, no caso em questão reduzir a quantidade de resíduos sólidos produzido pelo pelo fruto – coco verde in natura. Ainda nessa fase, através de um Brainstorming, é montado o diagrama com as possíveis causas do problema. 

[pic 2]

Foi elaborado ainda nessa fase um plano de ação:

 

[pic 3]

A segunda fase, DO , consiste em realizar as propostas expostas no quadro anterior. O processo é feito para formação de novos materias a partir das fibras do coco verde como na produção de chaveiros ou gabinetes para computador.

Na terceira fase do ciclo - CHECK - É verificada a eficacia das ações tomadas através de comparação de dados e análise dos produtos feitos com a fibra do fruto.

Na quarta e última etapa, ACT, é garantir que as empresas busquem a utilização da tecnologia desenvolvida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (263.3 Kb)   docx (246.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com