TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Engenharia

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução à Engenharia

Ética dentro da Engenharia Civil

1IECN

Alessandro Marques - 201514173

Bruno Jean - 201512727

Ingrid Rodrigues - 201518298

Kaio Henrique - 201508709

Michael Lanini - 2015

Myly An - 201516718

Prof. Dr. Pedro Duarte Filho

  • Moral

é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como à “ciência dos costumes”, sendo algo anterior à própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório. A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, ou seja, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. 

  • Ética

se refere à reflexão crítica sobre o comportamento humano e faz “parar para pensar” a responsabilidade profissional, busca da autonomia, do agir com competência, em mobilizar conhecimentos para julgar e eleger decisões para a prática profissional democrática. Ao conceituar ética, enquanto disciplina, FORTES (1998) se refere à reflexão crítica sobre o comportamento humano, reflexão que interpreta, discute e problematiza, investiga os valores, princípios e o comportamento moral, à procura do “bom”, da “boa vida”, do “bem-estar da vida em sociedade”. A tarefa da ética é à procura de estabelecimento das razões que justificam o que “deve ser feito”, e não o “que pode ser feito”. É a procura das razões de fazer ou deixar de fazer algo, de aprovar ou desaprovar algo, do que é bom e do que é mau, do justo e do injusto. A ética pode ser considerada como uma questão de indagações e não de normatização do que é certo e do que é errado. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis. 

  • Moral é o que você faz quando todos estão olhando.
  • Ética é o que você faz quando ninguém está olhando.

Estudos de Caso

O Colapso Da Antena de Televisão da Cidade de Missouri

        “Em 1982, uma antena de televisão foi erguida na cidade de Missouri, no estado do Texas. Uma empresa de engenharia a projetou e uma companhia separada de montagem a ergueu. A companhia de montagem aprovou os detalhados desenhos de engenharia e afirmou que poderia montar a antena como projetada.

        O projeto consistia em uma torre de três pernas, construída de seções pré-fabricadas. Uma grua móvel ficava no topo da seção já montada e levantava e posicionava uma nova seção, que era agregada à torre pelos montadores. A grua havia sido projetada de forma que pudesse escalar a torre e instalar a próxima seção no topo das já montadas. De certo modo, a torre era levantada por suas próprias pernas. Todas as seções da torre eram idênticas, exceto a última, na qual estava presa a antena de microondas.

        As seções inferiores da torre de três pernas foram erguidas com sucesso pela companhia de montagem. A etapa final seria posicionar a seção da antena. Quando os montadores tentaram atar os cabos para içar essa seção, perceberam que a antena interferia nos cabos. Eles consultaram a empresa de engenharia para saber se a antena de microondas poderia ser removida, permitindo que a última seção fosse içada da mesma forma que as outras. A antena de microondas seria içada separadamente e posicionada depois que a torre houvesse sido completamente erguida. A empresa de engenharia não concordou; sua experiência com esse tipo de montagem mostrava que a antena de microondas seria danificada, e eles seriam responsabilizados pelo dano, gastando dinheiro para fazer o reparo. Os engenheiros informaram à companhia de montagem que, se a antena de microondas fosse removida, a garantia seria perdida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (153.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com