TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Investigação da casualidade MOL Comfort

Por:   •  7/2/2022  •  Seminário  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA SUPEIOR NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE

Unidade Curricular: Fratura e Dano, Mestrado em EMM

Síntese: “Investigação da casualidade MOL Comfort

Autor do Artigo: The Bahamas Maritime Authority

  1. Síntese da ocorrência: 

A 17 de Junho de 2013, o navio de contentores MV MOL Comfort, transportava certa de 7 041 TEU dos 8 000 TEU de capacidade com destino a Jeddah, Arábia Saudita. O navio encontrava-se sobre mau tempo no Mar da Arábia, quando por volta das 07h45 da hora local, o navio foi atingido por duas grandes ondas na proa de bombordo, que de imediato infletiu o navio. Este impacto provocou a entrada imediata de água do mar no ducto de tubos, fazendo soar o alarme de bilge. Após uma breve investigação detetaram entrada de água do mar no porão da quilha nº6 e nos tanques de combustível, o que levou o Comandante a dar ordem de abandono do navio.

  1. Análise de Potências Causas:

A perda total do navio, não permitiu a oportunidade de realizar um exame detalhado e testar a estrutura na região da falha estrutural, por forma a determinar efetivamente o estabelecimento das verdadeiras causas. Estas dificuldades são agravadas pela perda de todos os registos a bordo e evidências objetivas que poderiam ser usadas na determinação de fatores causais. No entanto um estudo levado a cabo pelo Sociedade Classificadora Japonesa, Class NK, nos navios gémeos, por forma a determinar as condições de segurança das placas de fundo conclui que existia deformações côncava e convexa no fundo do casco, em quase todos eles.

Para a reprodução da fratura do casco, o Comité realizou simulação das cargas que atuavam no navio no momento do acidente, a partir dos dados de tempo, condições do mar, desvio do peso do contentor (lacuna entre o peso declarado e o peso real), a incerteza no mar e o desvio da tensão de escoamento do aço. A resistência estrutural do navio simulada pela modelagem da parte intermediária do navio foi comparada com as cargas que atuavam no navio, no momento do acidente, e concluíram que por simulação, o navio apresentava a possibilidade de fratura no momento do acidente. Além disso, foi descoberto, por simulação, que a deformação detetada nas placas do casco inferior dos navios irmãos poderia ocorrer pelo fornecimento de cargas ligeiramente mais baixas do que a resistência estrutural do navio e que a quantidade de deformação poderia aumentar por cargas repetidas.

  1. Conclusões:

Em conclusão, a Class NK observa que, para evitar incidentes futuros como o naufrágio do Mol Comfort, "é necessário avaliar a força final da viga do casco na devida consideração dos efeitos das cargas laterais e avaliar a resistência final da viga do casco".

  1. Bibliografia:
  1. Report of the investigation into the sinking of the “MOL Comfort” in the Indian Ocean, The Bahamas Maritime Authority.
  2. Final Report of Committee on Large Container Ship Safety

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com