TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LAJE EMBALANÇO

Por:   •  8/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.554 Palavras (11 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO CÁLCULO DE LAJE EM BALANÇO

SÃO PAULO 2019


APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS CÁLCULO DE LAJE EM BALANÇO ENGENHARIA CIVIL – 8º SEMESTRE

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do oitavo semestre em disciplinas do curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista, sob orientação do professor Devanil.

CAMPUS UNIDADE BACELAR – SÃO PAULO – SP


SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.        Pg.03

2 – OBJETIVO ...................................................................................................Pg.04

3 - CONCEITUALIZAÇÃO TEÓRICA...........................................................Pg.05

4 - LAJES EM BALANÇO COMO ELEMENTOS INTERDISCIPLINARES EM CONSTRUÇÃO CIVIL..............................................................................Pg.06

5 – VISITAÇÃO TÉCNICA REALIZADA .....................................................Pg.07

6 – CÁLCULOS REALIZADOS........................................................................Pg.09

7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................... .............Pg.13

8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................Pg.14


I – INTRODUÇÃO

As lajes são elementos estruturais laminares planos, solicitados predominantemente por cargas normais ao seu plano médio. Elas constituem os pisos dos edifícios correntes de concreto armado. Nas estruturas laminares planas, predominam duas dimensões, comprimento e largura, sobre a terceira que é a espessura. De mesma forma, que as vigas são representadas pelos seus eixos, as lajes são representadas pelo seu plano médio. As lajes são diferenciadas pela sua forma, vinculação e relação entre os lados. Geralmente, nas estruturas correntes, as lajes são retangulares, mas podem ter forma trapezoidal ou em L.

(CAMPOS FILHO, Américo. Projeto de lajes maciças de concreto armado. Porto Alegre, 2014).

São consideradas como estruturas em balanço aquelas em que uma ou mais extremidades não possuem ligação de apoio. Seu comportamento, por conta da ausência de outros elementos para distribuir as cargas, acaba por apresentar mais flexibilidade, trazendo assim a necessidade de cálculos e premissas teóricas mais apurados, em todo escopo que envolva a sua concepção e, consequentemente a implantação.

Nesta atividade prática realizamos os demais estudos possíveis envolvendo lajes em balanço. Há a descrição da parte teórica de funcionamento físico da mesma, optamos por descrever os aspectos que envolvem o ramo arquitetônico unido do de engenharia civil na questão social da estrutura e dispomos dos cálculos necessários para a projeção de uma laje suspensa.

As fotos comprobatórias de visitação estão apresentadas conforme o solicitado, os cálculos são defendidos como pertencentes aos requisitos mínimos para o atendimento às normas básicas da NBR – Norma e inserimos considerações pessoais sobre o tema no final do trabalho.

O material de pesquisa foi amplo e nos proporcionou conhecimento sobre os elementos estruturais de balanço em aspectos de periculosidade e necessidade prática unida de estética.

No geral, o conteúdo aqui apresentado visa a conclusão de mais um tema abordado pelo formato de pesquisa, visando complementar o estudo padrão acadêmico da instituição e representando parte do escopo disciplinatório da matéria de cálculos estruturais.


II – OBJETIVO DA ATIVIDADE

Com os dados e especificações determinados pelo professor orientador, dimensionar e calcular uma laje em balanço. Definindo as áreas de aço necessárias e reais com base nas normas, levando em consideração as orientações de segurança.


III – CONCEITUALIZAÇÃO TEÓRICA LAJE EM BALANÇO

Conceito:

Estruturas em balanço são aquelas em que uma ou mais extremidades não contam com apoio e, portanto, parecem flutuar. São muito utilizadas na arquitetura para, por exemplo, criar áreas do piso superior que se sobrepõem ao piso inferior sem interferência de apoios (pilares). Quando recebem carga, tendem a ser mais flexíveis que lajes totalmente apoiadas. Para evitar deformações e fissuras nas vedações, seu dimensionamento por parte do projetista é diferenciado.

Tais componentes estruturais podem ser projetados com dependência direta da carga e do tipo de espaço vazio que vão interferir em seu modo de resistência elástica. As lajes, nestes casos, geralmente são simples em balanço, sendo as marquises – estrutura aberta e de extensão da área interna de uma edificação – as mais complexas, formadas por vigas e lajes, mais comuns nas construções maiores.

[pic 2]

Figura 1 - Exemplo de estrutura - laje em balanço, projetada como extensão

O conhecimento necessário ao engenheiro que irá projetar lajes em concreto deve conter, inclusive, boa parte das possíveis problemáticas envolvidas na construção das mesmas.

Assim como no exemplo demonstrado (figura 1), também houve nos últimos anos a popularização das lajes com vigotas pré-moldadas em edificações multifamiliares. Nestes casos, assim como em qualquer outro tipo de locação com tais estruturas em balanço, há a ocorrência recorrente de um erro estrutural, e tal erro pode causar riscos mortais tanto a transeuntes quanto aos próprios moradores e usuários de tal moradia.

Trabalhando à flexão, e utilizando-se de compressão adjunto de tração, a laje em balanço possui uma imposição de solicitações mistas, aonde a estrutura ao mesmo tempo compreende com o trabalho de dois tipos de forças opostas. Afim de evitar tais problemas, intensificamos nossos estudos neste assunto, como pode ser comprovado a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (465.1 Kb)   docx (775.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com