TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LISTA DE EXERCICIOS

Por:   •  8/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

ENGENHARIA CIVIL

GUSTAVO FERREIRA BIZZI

EXAME: IRÃ, UM CAPITALISMO DE MONOPÓLIOS

RIBEIRÃO PRETO - SP

2021/2


GUSTAVO FERREIRA BIZZI

EXAME: IRÃ, UM CAPITALISMO DE MONOPÓLIOS

Trabalho entregue para obtenção de parte da nota da Disciplina de Introdução à Economia do curso de Engenharia de Produção, turma C.

Docente: Prof. Marcelo Buffa da Fonseca.

Ribeirão Preto - SP

2021/2


SUMÁRIO

1 TEXTO NARRATIVO        3

REFERÊNCIAS        5

1 TEXTO NARRATIVO

Antes de iniciarmos o texto sobre a notícia dos monopólios Iranianos, é preciso primeiramente, explicar alguns conceitos da economia que estarão relacionados ao texto.

Em primeiro lugar, falando sobre o equilíbrio de mercado, grosso modo pode ser explicado como o encontro entre oferta e demanda. A demanda pode ser classificada como a quantidade de produtos que os consumidores desejam adquirir em um determinado período, ela é influenciada por alguns fatores, como o preço do produto, o preço do concorrente e a renda do consumidor. A oferta, pode ser classificada como a quantidade de produtos que os produtores desejam produzir e oferecer para a comercialização em um determinado período, ela é influenciada pelo preço do produto, pelo preço dos insumos para sua produção e pela tecnologia. Portanto, o equilíbrio de mercado ocorre no cenário em que o nível de preços praticado se iguala tanto na quantidade de produtos ofertados, quanto na quantidade de produtos demandados. A interação entre a curva da demanda e a curva da oferta determina tanto a quantidade, quanto o preço de equilíbrio do mercado.

Falando sobre as estruturas de mercado, sabemos que elas estão relacionadas com as características de mercado. Uma das estruturas existente, é a concorrência perfeita, que é caracterizada pelo grande número de empresas e muitos compradores que atuam na estrutura da concorrência perfeita, com isso, existe um amplo conhecimento do mercado, tanto pela empresa quanto pelo comprador. A competição imperfeita, é caracterizada por sempre ter um diferencial em seus produtos, os produtores criam esses diferenciais, podendo ser a marca, a qualidade, o marketing ou até mesmo o preço. Dentro dessa estrutura, podemos encontrar algumas “subestruturas”, como por exemplo, o oligopólio, que é a estrutura intermediária entre o monopólio e a concorrência perfeita, é a única estrutura em que se observa uma rivalidade entre as empresas participantes. Isso acontece porque o número de empresas concorrentes não é muito grande. Essas empresas, entretanto, podem montar um cartel entre si, pois se organizam para estabelecer um preço fixo sobre os produtos, fazendo com que o preço fique de fora da concorrência.

Para encerrar os conceitos, falando sobre o monopólio, que é uma das estruturas de mercado, pode ser exemplificado como apenas uma empresa no poder, essa estrutura se encontra no extremo oposto da concorrência perfeita, pois se caracteriza por apenas uma empresa dominar o mercado de uma certa mercadoria, tendo sempre o controle de mercado sobre esse produto ou algum outro relacionado.

A mudança dos valores Iranianos vem ocorrendo desde o fim da guerra com o Iraque, em 1988. O sociólogo Faramarz Rafi-Pour atribuiu em sua obra para os empresários iranianos mais ricos a responsabilidade de “salvar” a economia do país. Uma atitude do governo nos anos 90 “provocou” os empresários iranianos que moravam fora do país a voltar, para contribuir para sua reconstrução, sabendo que a população que lá vivia, sofria com consecutivas crises econômicas e assistia seu agravamento dos problemas financeiros. Com isso ocorrendo, podemos notar os dois extremos da população iraniana, em que já podemos identificar pequenos traços do monopólio. A partir desse ano, diversas reformas econômicas foram acontecendo, uma das principais consequências, foi a privatização das empresas públicas, além da liberação do comércio exterior.

Uma das fontes de lucro da elite Iraniana, foi essa privatização, pois segundo o parlamento de 1994, os títulos de indústrias foram cedidos aos seus diretores a “preço de banana”. Outra fonte de lucro, e uma das principais, foi o comércio exterior, pois assim, as empresas se tornaram uma máfia, pois elas comandavam o valor de mercado das mercadorias. Podemos citar e relacionar esse fato com o oligopólio, que é uma das estruturas de mercado, por conta de as empresas terem um contato e conseguirem comandar o mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com