TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Legislação em Obras

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

Pesquise para responder as questões que se seguem:

Mario Sérgio é um mestre de obra muito experiente com mais de 25 anos de mercado ganhando vários prêmios na área, nestes anos de atuação, apesar de só ter o ensino fundamental. Incentivado por colegas, amigos e parentes, Mario Sérgio pede demissão da firma e abre uma empresa de Construção e Reforma. Depois de fazer pequenas reformas e obras, a maioria dentro de apartamentos e casas, onde o contratante era uma pessoa física, assumindo pessoalmente estes serviços, sempre com a ajuda de seu irmão Carlos e seus dois filhos, Marcos de 20 anos e Fábio de 15 anos.

Com os bons serviços efetuados Mario Sérgio foi convidado para fazer a obra de adequação de um pequeno centro comercial com cerca de 1.200m² de área construída em uma escola de ensino infantil (crianças de 2 a 6 anos).

Pelo volume de serviço Mario Sergio além dos parentes contratou por regime de diária mais 4 trabalhadores, que recebiam em dinheiro no final do dia e assinavam um recibo.

Apesar de todo o projeto ter sido feito por arquiteta com anotação de responsabilidade técnica, a mesma não acompanhou a obra e o proprietário da escola indicou uma pedagoga para fazer o acompanhamento da obra. Com isso quem fez a leitura das plantas arquitetônicas foi o próprio Mario Sérgio, o que provocou problemas de comunicação entre a firma do Mário Sérgio e a escola, com relação a tipos e quantidades de material, o que atrasou o cronograma da obra, fazendo com que o ano letivo se iniciou com obras na escola.

Assim tínhamos salas de aula em funcionamento com salas de aula em obras, com transito de material de construção e de trabalhadores junto aos alunos.

Na semana passada Fábio e Carlos ao assentarem um vidro de blindex, numa sala de aula em obra, se apoiando numa plataforma de mais de 2,5 metros, Fábio escorregou e caiu lá de cima, levando o vidro e Carlos. Por sorte Fábio só teve uma torção no tornozelo e cortou de forma superficial a mão, e Carlos teve a mão quebrada e uma luxação no quadril. O vidro quando caiu se espatifou jogando estilhaços para várias áreas da escola inclusive no parquinho das crianças, e o barulho foi tão forte que os alunos se assustaram e choraram tanto que a escola teve de suspender as aulas naquele dia.

Um pai que já estava incomodado com esta história de obra com aula acionou a fiscalização. A fiscalização ao tomar conhecimento da situação e verificar o andamento da obra, promoveu:

1. Inicio de processo de caça de alvará de funcionamento da empresa do Mário Sérgio, pois o mesmo não possui os condicionantes legais de funcionamento.

2. Interditou a escola por colocar em risco de acidentes as crianças.

3. Abertura de ocorrência policial contra Mário Sérgio.

Pergunto:

1. Por que a luz da legislação a firma de construção e reforma do Mario Sergio com mais de 25 anos de experiência não pode funcionar?

Primeiramente a empresa de construção de Mário Sérgio deveria estar legalmente habilitada a exercer suas atividades (como no texto não há indicações disso, considera-se que a empresa não esteja legalmente apta e por isso não poderia funcionar).

Para exercer suas atividades, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade (para obter o alvará de funcionamento), no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Também é necessário o registro na Entidade de Classe, neste caso o CREA, por esta ser uma empresa de construção civil. A empresa então passa a estar devidamente cadastrada, com o CNPJ e demais documentos legais. Para contratar funcionários, é preciso arcar com as obrigações trabalhistas sobre eles, sendo necessário estar cadastrada na Previdência Social e pagar os respectivos tributos.

Resumindo, a empresa não poderia funcionar, pois não estava apta a exercer suas atividades, como, por exemplo, por uma possível falta de registro legal, ao empregar de forma errada seus funcionários (lembrando que existe um trabalhador menor de idade, e este possui uma especificidade na legislação) e por não haver um responsável técnico no acompanhamento integral da obra.

2. A responsabilidade de elaboração de um PCMAT seria da firma do Mario Sergio? Justifique.

Não, a responsabilidade é do empregador, ou seja, da Escola de Ensino Infantil que contratou Mário Sérgio, conforme consta na NR-18 (PCMAT):

18.3.3. A implementação do PCMAT nos estabelecimentos é de responsabilidade do empregador ou condomínio.

Outro ponto a destacar é que o PCMAT deve ser elaborado por um Engenheiro de Segurança do Trabalho, neste caso, contratado pela escola.

18.3.2. O PCMAT deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado na área de segurança do trabalho.

3. A arquiteta pode ser responsabilizada pelo acidente, já que a mesma não acompanhou a obra e o projeto era dela?

Sim, pelo fato de não acompanhar um serviço que era de sua responsabilidade. Pode ser responsabilizada como “Culpa Simples” na tipologia “NEGLIGÊNCIA”, pois não se preocupou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com