TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura Desse Livro é Recomendada

Dissertações: A Leitura Desse Livro é Recomendada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

Lon Luvois Fuller (1902-1978) nasceu no Texas, cursou Direito na Universidade de Stanford. Foi autor de oito livros e de vários artigos, quase sempre ligados à Filosofia do Direito. Crítico da Teoria do Positivismo, escreveu em 1964 a obra intitulada “The Morality of Law”, onde defende sua posição jusnaturalista. Aplicou-se aos estudos dos efeitos do Direito na sociedade. Formado em Economia e Direito, se dedicou em estudar, aprender e aplicar diversas formas de ordenação social, sendo tais, dotadas de poder para que se alcance os mesmos fins: a verdadeira função social de um complexo empreendimento chamado Direito. Advogado e professor da Teoria do Direito em Harvard até 1972. Fuller publicou obras de direito civil, de filosofia e de teoria do direito. O interesse está no caráter da filosofia de Fuller que rejeita, em grande parte, as abordagens moralistas tradicionais e de cunho material.

Portanto, apresenta uma abordagem particularmente moderna, e em complemento dessa abordagem do autor é a detida análise das funções sociais que desempenha o direito. Nesse âmbito analisa as tarefas que desempenha o direito na sociedade e suas finalidades e o papel dos operadores do direito, no intuito de elaborar uma nova perspectiva jusnaturalista que descobriria os princípios de melhor organização das sociedades, perspectiva essa, denominada por Fuller eunomia ( eunomics).

A leitura desse livro é recomendada a todos que estão iniciando o curso de Direito, auxiliando-os no desenvolvimento do pensamento, conseqüentemente ajudando na formação de uma consciência crítica. Abrange conceitos importantes, como as teorias do historicismo, jusnaturalismo e positivismo, introduzindo o aluno ao estudo da ciência do Direito. A essência desta obra é a discussão do caso e a formação dos diferentes veredictos, visando desenvolver a argumentação jurídica diante dos acontecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com