TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Exercícios Espectrofotometria Análise Instrumental

Por:   •  23/3/2022  •  Bibliografia  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

Lista de Exercícios Espectrofotometria UV-Vis – Análise Instrumental

Aluno: Vinicius Oenning                                GRR: 20202992

  1. No que se baseiam as técnicas espectrofotométricas de análise?

Através de reações luminosas que são consistidas em interações de radiação com base na matéria. essas técnicas são aplicadas para ter informações quantitativas de um analito. Ou seja, é um método que estuda a interação da luz com a matéria e a partir desse princípio permite a realização diversas análises.

  1. O que é espectro eletromagnético?

é o intervalo completo de todas as possíveis frequências da radiação eletromagnética. Variando de ondas com frequências extremamente baixas (ELF) a ondas com frequências muito altas como as de raios gama.

  1. Quais as regiões do espectro eletromagnético são utilizadas para excitações eletrônicas? E a quais comprimentos de onda correspondem?

As que são utilizadas para excitações eletrônicas são a ultravioleta e a visível. Corresponde a uma onda entre 100-800 nm

  1. Explique o processo de absorção de luz por moléculas, indicando o que exatamente ocorre durante esse processo.

A absorção de luz pela matéria envolve a junção da energia que está contida no fóton à estrutura das moléculas absorventes. Quando isso acontece, as moléculas absorventes passam do estado fundamental que é o estado mais baixo para o estado excitado, o estado energético mais alto. O, porém é que, este estado de excitação dura pouquíssimo, fazendo com que a molécula retorne ao estado fundamental logo em seguida.

  1. Uma molécula pode absorver energia de qualquer comprimento de onda? Explique.

Não, porque quando o conteúdo energético do fóton for maior ou menor do que a quantidade de energia necessária para o composto passar do estado fundamental para o excitado, o fenômeno de absorção não ocorre.

  1. Por que o espectro de absorção molecular não é composto por linhas?

Pelo fato de que espectro de absorção molecular por bandas causam efeitos vibracionais e rotacionais superiores a absorção eletrônica

  1. Como relacionamos o processo de absorção da radiação com a concentração do analito?  Descreva a Lei de Beer.

Segundo a Lei de Beer “A absorbância é diretamente proporcional à concentração, em determinadas condições”. A relação entre o processo de absorção da radiação com a concentração do analito é que a absorvência no comprimento de onda está diretamente ligado a concentração do composto na solução.

  1. Descreva os desvios da Lei de Beer.

São três (desvios reais, desvios químicos e desvios instrumentais)

Desvios reais – são elevadas concentrações em cerca de                           (> 0,01 mol L -1 ) de proximidade das moléculas que absorvem. Alterações na distribuição de cargas e alterações nos níveis energéticos.

Desvios químicos: São consequência de alterações na concentração da espécie absorvente devido a reações químicas ou interações químicas.

Desvios instrumentais: são consequência da maneira como as medidas são realizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com