TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Exercícios Química da Atmosfera

Por:   •  19/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Lista de Exercícios - Química da Atmosfera

Ana Carolina Cantarim Martins


1. Porque o poluente NO2 é formado nos processos de combustão mesmo que muitas vezes o combustível não contém nitrogênio em sua composição?

O ar atmosférico é composto de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% de outros gases. Na combustão da gasolina, onde é necessário a injeção do ar atmosférico para dar partida no carro, Com carros mal regulados temos a adição de monóxido de carbono e com parte da gasolina não queimada (NO2), esse oxigênio e nitrogênio formam o dióxido de nitrogênio em altas temperaturas.

 

2. O valor de entalpia padrão ΔHo para a decomposição do ozônio em O2 e oxigênio atômico é 373 KJ mol-1. Determine o comprimento de onda (λ) para que ocorra a decomposição.

O3  →  O2 + O  

           [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

3. Qual o maior comprimento de onda luminosa que poderia dissociar o ozônio, segundo a reação da questão 2? Qual a região (faixa) de luz solar a qual se encontra este comprimento de onda?

Uma molécula de ozônio que absorve um fóton de luz de comprimento de onda de 320,71 nm ou menor terá energia suficiente para se dissociar. Esse comprimento de onda se encontra na faixa do ultravioleta.

 

4. Qual é a energia em quilojoules por mol, associada a fótons que tem os seguintes comprimentos de onda? Identifique o comprimento de onda. Dados: h = 6,6262.10-34 J.s; c = 2,9979.108  m/s; E = h.c/l;

a)   280 nm

     [pic 5][pic 6][pic 7]

b)   400 nm

   [pic 8][pic 9][pic 10]

c)   750 nm

     [pic 11][pic 12][pic 13]

d)   4.000 nm

     [pic 14][pic 15][pic 16]

   

5. Dá-se o nome de reação fotoquímica àquela provocada pela absorção da luz do sol pelas espécies químicas envolvidas (e que não ocorreriam na ausência de luz). Os processos fotoquímicos, de modo geral, desempenham um importante papel nas reações químicas da atmosfera. Nos últimos anos, uma grande preocupação tem sido a decomposição do ozônio catalisado por Cloro (Cl). Quando esse mecanismo foi descoberto em 1973 acreditava-se não ser importante. Entretanto, hoje sabe-se que alguns compostos contendo cloro atuam na destruição da camada de ozônio. Os principais compostos que atuam como fonte de cloro são o CFCl3 e o CF2Cl2. Sabendo-se que a energia de ligação Cl-Cl é 242 kJ/mol, calcule o comprimento de onda máximo de radiação que pode romper esta ligação e, consequentemente, exaurir a camada de ozônio.

      [pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

 

6. Como são formados os ácidos na atmosfera? Apresente 4 exemplos de reações químicas de formação de ácidos.

Os ácidos são produzidos ao entrarem em contato com a água, vários estão presentes na atmosfera, reagindo com a água resultando na chuva ácida. Com a presença de COa chuva já torna-se naturalmente ácida e os óxidos principais que contribuem para a chuva ácida são óxidos de nitrogênio e os de enxofre.[pic 21]

Exemplo:

Ácido sulfuroso

S(s) + O2(g) --> SO2(g)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (995.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com