TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Madeira na Construção Civil

Por:   •  2/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.642 Palavras (11 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 11

A Madeira na Construção Civil

  1. Generalidade

Madeira é uma substância sólida constituída de fibras e vasos condutores da seiva bruta, que compõe a parte principal do tronco, dos ramos e das raízes, na maioria das plantas.

  1. Breve historial

Basta olhar em volta e verificar objectos produzidos à base da madeira. Não podemos imaginar o avanço da humanidade sem o uso da madeira.

Os cientistas presumem a existência de árvores há mais de duzentos milhões de anos, muito tempo antes, portando, do aparecimento do ser humano na terra, que teria acontecido em torno de dois milhões de anos atrás.

[pic 1]

Figura 1: by Jose Aguilera

  1. Como se deu o uso da madeira nas civilizações antigas
  • No campo das armas: lanças, maços porretes, arcos e flechas, bestas, catapultas, carros etc.
  • No campo dos utensílios domésticos: gamelas, tigelas, talheres, pilões, pentes etc.
  • No campo da produção: ferramentas, rodas d’águas para a geração de energia, máquinas de beneficiamento de produtos agrícolas executadas totalmente em madeira, postes, estacas etc.
  • No campo dos transportes: carroças, canoas, barcos, dormentes para ferrovias, etc.
  • No campo das artes: painéis para receber pintura, marchetaria, tetos decorados, retábulos, móveis artísticos, esculturas talha, elementos decorativos etc.
  1. Composição comum de uma madeira

Para compreender a composição da madeira, partisse do corte transversal do tronco de uma árvore, distinguindo os elementos segundo a figura abaixo:

[pic 2]

Figura 2: Corte transversal do tronco de uma árvore (Screen Sysrq)

  1. Casca (dividida em dois: casca externa - é morta e denominada cortiça e, casca interna - é viva, mole e húmida, sendo por onde passa a seiva e é denominada líber ou floema);
  2. Câmbio (uma camada muito esbelta que se situa entre a casca e o lenho, constituída de tecido vivo, sendo tão importante quanto a parte interna da casca);

Os anéis de crescimento registam a idade da árvore e para efeito de avaliação do desempenho físico e mecânico do material serão sempre considerados nos ensaios três direcções ou eixos principais:

  1. Direcção Tangencial – direcção transversal tangencial aos anéis de crescimento
  2. Direcção Radial – direcção transversal radial aos anéis de crescimento
  3. Direcção Axial – no sentido das fibras ou longitudinal ao caule.

[pic 3]

Figura 3: direcções usadas no ensaio.  

  1. Lenho (constitui a secção útil do tronco para obtenção, por desdobro e serragm, do material para a construção civil), constituída por duas zonas: o alburno - é a parte externa com cor mais clara e formada por células vivas e atuantes que, para  além da função resistente, conduz a seiva bruta  por capilaridade desde as raizes até a copa e, o cerne - é a parte interior, de cor mais escura que o alburno, está formado de células mortas e esclerosadas;
  2. Medula; e
  3. Raios Medulares.

  1. Aplicação da madeira na construção civil

Actualmente, o processo de exploração da madeira envolve diferentes actividades e produtos, organizados de tal maneira que o desperdício se torna inexistente ou mínimo. Neste âmbito, aplica-se de três maneiras: através de acabamentos, formas de concreto e estruturalmente.

Considerando-se ainda, de forma mais detalhada, a aplicação da madeira na construção civil, ela pode ser:

  • Pesada Interna: são utilizados peças de madeira serrada ou o painel laminado colado na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de telhado;
  • Leve Externa e Interna estrutural: consideram-se as tábuas e pontaletes empregados temporariamente na construção como andaimes, escoramento e formas para concreto;
  • Interna Decorativa: exige que a madeira apresente cor e desenhos decorativos, são empregadas como forros, painéis, lambris e guarnições;
  • Leve Interna, de utilidade geral: também aplicada como forros, painéis, lambris e guarnições, porém o aspecto decorativo da madeira não é factor limitante;
  • Leve em Esquadrias: engloba as portas, venezianas, caixilhos, molduras (Figura 03);
  • Assoalho Domésticos: compreende produtos de madeira sólida, como também os produtos engenheira dos que são utilizados em pisos (assoalhos, tacos, tacões e parquetes).

[pic 4]

Figura 4: Moldura (acabamento)

  1. Estruturas de madeira
  1. Utilização da madeira na construção civil
  1. Vantagens

O uso da madeira como constituinte principal da estrutura de edificações, não é posta em pé de igualdade com o betão ou com o metal, contudo tem se mostrado vantajosa, principalmente devido aos seguintes factores:[pic 5]

Figura 5: Anfiteatro - Estrutura em Madeira (posted by Dr Ferreira)

  1. Durabilidade

Os arqueólogos estão constantemente a encontrar peças antigas ainda existentes em madeira tais como: sarcófagos, embarcações, esculturas, utensílios domésticos, armas, instrumentos musicais, elementos de construções, etc. Em Kyoto no Japão podemos encontrar templos milenares construídos com estrutura de madeira.

[pic 6]

Figura 6: Templo Kiyomizudera, Kyoto – Japão (posted by Dr Ferreira)

  1. Resistência ao ataque de xilófagos e resistência mecânica

As madeiras usadas em estruturas (Jatobá,etc) apresentam elevada resistência ao ataque de organismos xilófagos. Estes só a atacam, quando as madeiras mostram sinais de apodrecimento.

 Com relação à resistência mecânica, a madeira apresenta uma boa resistência mecânica e não só, alguns dos seus derivados produtos possuem alta resistência mecânica em comparação ao concreto, como por exemplo a madeira laminada colada. Considerando-se uma viga de madeira e outra de concreto, com o mesmo volume, nota-se que ambas possuem a mesma resistência, porém a estrutura de madeira é mais leve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (627.4 Kb)   docx (741.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com