TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Estruturais - Construção Civil em Madeira

Por:   •  4/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 9

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA

ARQUITETURA E URBANISMO

FRANCISCO ALVES F. FILHO

KALINE SOARES BARRETO

RUDNICK MORAIS DIAS

SISTEMAS ESTRUTURAIS – EDIFICAÇÕES EM MADEIRA

BRASÍLIA

2016

FRANCISCO ALVES F. FILHO

KALINE SOARES BARRETO

RUDNICK MORAIS DIAS

SISTEMAS ESTRUTURAIS – EDIFICAÇÕES EM MADEIRA

BRASÍLIA

2016

AGRADECIMENTOS

A nossa orientadora, Professora Sônia, pelo e ânimo em nos ensinar como podemos nos tornar profissionais que contribuem positivamente para nossa profissão.

RESUMO

Afim de entender o processo de escolha e execução da madeira em obras da construção civil, o grupo escolheu três edificações nas quais o sistema estrutural e outros elementos da obra foram efetuados em madeira. O estudo se concentra em explicar as variáveis que levaram a escolha do material e as soluções de projeto, sintetizando a versatilidade da madeira.

PALAVRAS CHAVE: Madeira, Projeto, Arquitetura

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8

2 EDIFÍCIO COMERCIAL TAMEDIA 9

2.1 A ESCOLHA DO MATERIAL 10

2.2 O PROJETO 11

2.3 DETALHES CONSTRUTIVOS 12

3 METROPOL PARASOL 13

3.1 A ESCOLHA DO MATERIAL 14

3.2 O PROJETO 16

3.3 DETALHES CONSTRUTIVOS 18

4 NEST WE GROW 19

4.1 A ESCOLHA DO MATERIAL 20

4.2 O PROJETO 21

4.3 DETALHES CONSTRUTIVOS 23

5 VANTAGENS E DESVANTAGENS 24

5.1 VANTAGENS 24

5.2 DESVANTAGENS 25

CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

REFERÊNCIAS 27

1 INTRODUÇÃO

A madeira como material construtivo é utilizada desde os primórdios da história das civilizações. Seu uso no geral sempre esteve atrelado a disponibilidade, funções térmicas, versatilidade do emprego, ao apelo estético e entre outros fatores que ainda mantem a madeira como um produto que pode transformar simples projetos em grandes modelos de beleza e funcionalidade.

O Edifício Tamedia, projeto do arquiteto japonês Shigeru Ban, exemplifica como o uso da madeira pode reestruturar estética e funcionalmente os pesados prédios comerciais de todo o mundo. A madeira foi utilizada de maneira robusta na estrutura, mantendo-se aparente através dos panos de vidro que vedam a edificação.

O Metrópole Parasol, projetado pelo arquiteto Jürgen Mayer H., recebe uma função mais ampla dentro dos projetos escolhidos para o estudo, sendo um gigantesco centro urbano contemporâneo, afim de reunir as mais diversas atividades na malha urbana dinamizada de Serrilha. O projeto expressa a maravilhosa escala que uma estrutura de madeira pode proporcionar, contrariando o senso comum no ramo construtivo.

O terceiro projeto é fruto de uma equipe de Faculdade para participar de um concurso em 2014, que levou a concepção do Nest We Grow. A necessidade de um prazo mais enxuto para execução do projeto levou a equipe a adotar a madeira como sistema estrutural, resultando em um projeto que possui uma dinâmica incrível.

2 EDIFÍCIO COMERCIAL TAMEDIA

Projetado pelo arquiteto japonês Shigeru Ban - profissional muito conhecido por projetos em papelão - o edifício Tamedia está localizado no centro de Zurique - Suíça. O projeto do prédio fora encomendado pelo grupo multimídia Tamedia, contemplando sete andares em madeira, sendo um dos maiores do mundo já executado com esse material.

O novo edifício da Tamedia desperta fascínio ao visitante logo acesso da edificação. Colunas maciças evocam elegância e nobreza, tal qual nos templos japoneses, em especial pela variação de espaço entre as colunas. Não houve concurso para concepção do projeto, contudo o presidente do conselho de administração do grupo tamedia, Sr. Pietro Supino, solicitou o cumprimento de três condições nas quais Shigeru Ban deveria atender sem falta: ambiente de trabalho agradável, durabilidade e custos moderados.

2.1 A ESCOLHA DO MATERIAL

A escolha da madeira como material estrutural principal se deu pela compreensão e esforço de Shigeru em trabalhar com um material que atendesse as condições impostas pelo grupo Tamedia, bem como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com