TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manutenção Produtiva Total

Por:   •  21/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA

MEC 1201 - MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Manutenção Produtiva Total ( TPM)

Natal

 2021

Resumo

       Neste resumo expandido será apresentado o conceito de Manutenção Produtiva Total       ( TPM ) bem como seus pilares, suas funções, sua importância, sua aplicação e também será estudado mais a fundo a manutenção planejada ( preditiva e corretiva) assim como seus aspectos e divisões.

Palavras- chave

manutenção, preditiva, corretiva, TPM.

1 Introdução 

 Nos dias atuais, dificilmente uma indústria será bem sucedida se a manutenção dos equipamentos de produção e serviços não for realizada sobre um aspecto  eficiente e gradual como forma de prever e não só corrigir danos e falhas nos equipamentos como era feito no passado.  

  Segundo Costa Junior (2008 apud  Duarte, Pizzolato, Mendes), a manutenção traz algumas melhorias no processo industrial  como: aumento da segurança (quando se obtém um estado satisfatório dos equipamentos em relação a sua conservação significa segurança para os operadores), melhoria da qualidade ( componentes ajustados corretamente equivalem a um ganho da velocidade de produção dos equipamentos), redução de custos (ocorrendo a diminuição de despesa com a manutenção corretiva ou troca de equipamentos antes do seu período completo de vida útil, gerando despesas que poderiam ser evitadas).

Dessa forma, o conceito de Manutenção Produtiva Total ( TPM ) busca que a manutenção ocorra de forma eficiente e  satisfatória , sem falhas, desperdício de recursos, erros, entre outros.

 2 Desenvolvimento 

     Para que a metodologia da TPM seja aplicada de forma eficaz e organizada, foram instituídos oito pilares básicos da Manutenção Produtiva Total: melhorias individuais; manutenção autônoma; manutenção planejada; educação e treinamento; controle inicial do equipamento; manutenção da qualidade; MPT na administração; segurança e meio ambiente. Como mostrado na figura 1.

Figura 1: pilares da TPM

[pic 2]

Fonte:  site modular cursos online.

     

     Alguns conceitos desse pilar como: a manutenção autônoma, de qualidade, melhoria específica, controle inicial e  tpm administrativo de certa forma estão englobados  na manutenção planejada que é composta essencialmente pela manutenção preditiva e corretiva que são as mais importantes no estudo da TPM.

2.1 Manutenção planejada  ( preditiva e corretiva )

        Manutenção preventiva é aquela que ocorre quando o equipamento não está em falha, ou seja, o equipamento ainda está em pleno funcionamento, essa manutenção tem como objetivo evitar que ocorra falhas “ surpresas” e estender a vida útil do equipamento gerando um ganho econômico para o usuário, pois geralmente as manutenções corretivas além de serem mais caras, ocasionam pausa na produção dos produtos.

    Segundo Viana (2020) a manutenção preventiva pode ser classificada em dois grupos: Manutenção Sistemática ( quando os  serviços efetuados em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios prescritos, destinados a reduzir a probabilidade de falha) e Manutenção sob Condição (quando ocorre ações sucesivas advindas da observação das condições dos equipamentos relativos a parâmetros técnicos, os quais são acompanhados ao longo do funcionamento dos ativos).

        Já a manutenção corretiva é realizada depois que ocorre a falha com objetivo de resolver o problema que já aconteceu, muitas vezes, como dito anteriormente, esse processo tende a gerar mais custos para empresa, sendo recomendado sempre utilizar a manutenção preventiva como forma de minimizar a utilização da manutenção corretiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (297.9 Kb)   docx (240.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com