TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matriz de Ansoff

Por:   •  3/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

MATRIZ DE ANSOFF

        Matriz de Ansoff é um conceito utilizado em Planejamento de Marketing, cujo objetivo é estabelecer um modelo útil na delimitação de oportunidades de crescimento para unidades de negócio.

        Criada na década de 50 por Igor Ansoff, pai da Administração Estratégica de Empresas, e também conhecida como Matriz Produto/Mercado, esta ferramenta analisa as variáveis relacionadas ao portfólio de uma empresa, levando em consideração seus produtos e/ou serviços, a fim de avaliar se o mercado e produto e/ou serviço em questão são novos ou já existentes.

        Assim, a Matriz de Ansoff pondera formas de crescimento alternativas para negócios, focando nos potenciais da empresa, bem como em seus produtos e/ou serviços e clientes. Além disso, também estuda maneiras de crescimento do negócio por meio de produtos existentes ou novos e em mercados existentes ou novos.

        A Matriz de Ansoff é uma das principais ferramentas de Planejamento Estratégico, visto que produz insumos para criar estratégias exatas para cada tipo de produto e/ou serviço. A análise deve ser feita em uma tabela para avaliar os eixos Produto x Mercado, sendo divididas pelas seguintes colunas: “Novo” e “Já existente” – referente ao produto ou serviço a ser avaliado.

Esta matriz apresenta quatro combinações possíveis de produto-mercado, são elas: Penetração de Mercado, Desenvolvimento de Mercado, Desenvolvimento de Produtos e Diversificação.

        A Penetração de Mercado representa a tentativa de crescimento de negócio com produtos/serviços já existentes em mercados também já conhecidos – e, geralmente, competitivos. O foco é aumentar o marketshare e as atenções estão voltadas para as vendas.

        O Desenvolvimento de Mercado representa a tentativa de crescimento de negócio direcionando produtos/serviços existentes para novos segmentos de mercado. O foco desta estratégia é criar relações com o cliente e ao mesmo tempo entender a fundo as suas reais necessidades.

        O Desenvolvimento de Produto representa a tentativa de crescimento de negócio direcionando produtos existentes para novos segmentos de mercado. Em geral, é uma aposta de inovação do negócio e, por isso, precisa de bastante atenção e direcionamento para, de fato, gerar valor, já que possui um nível de risco aceitável.

        A Diversificação representa a tentativa de crescimento de negócio direcionando novos produtos a novos segmentos de mercado, usufruindo de sinergias comerciais e/ou tecnológicas. É considerada, então, a estratégia mais arriscada, pois os riscos são maiores – por outro lado, os retornos também são. Neste caso, as empresas inovam ou morrem.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com