TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mecânica Geral

Por:   •  8/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

Vector posição - consiste num vector que define a posição de um dado corpo. Para um dado movimento podem ser traçados os vetores posição inicial e posição final. O vetor posição inicial consiste num vetor com origem no ponto escolhido como referencial e extremidade no ponto de partida. O vetor posição final consiste num vetor com origem no ponto escolhido como referencial e extremidade no ponto de chegada. A unidade SI do vetor posição é o metro (m).

Vector deslocamento - é independente da trajetória e seu módulo representa a menor distância entre o ponto inicial e final de um corpo em movimento; pode ser expresso na forma vetorial ou em módulo. (Os respectivos símbolo ). A unidade SI do vetor deslocamento é o metro (m).[pic 1]

 [pic 2]

Velocidade vetorial média   - é o quociente entre o vetor deslocamento e o correspondente intervalo de tempo, representado por [pic 3][pic 4]

[pic 5]

Aceleração vetorial média  ( ) - sendo  a velocidade vetorial de um ponto no instante  e   velocidade posterior no instante . Calcula-se a aceleração vetorial média por:[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

Movimento Circular Uniforme

O movimento circular uniforme (MCU) ocorre quando um corpo descreve uma trajetória curvilínea com velocidade constante. Por exemplo, a rotação do planeta Terra é um bom exemplo de MCU. Isto implica que no MCU não há aceleração angular e tangencial, visto que a aceleração é a variação da velocidade. A única aceleração no MCU é a centrípeta (Asth, n.d.)

Equações do movimento circular uniforme.

  • Posição angula:   [pic 11]
  • Deslocamento angular:  . [pic 12]
  • Velocidade Angular Média: . [pic 13]
  • A velocidade angular se relaciona com a frequência: [pic 14]
  • Função horária angular do MCU - [pic 15]

Referencias

STH, Rafael. Movimento Circular. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/movimento-circular/. Acesso em: 26 abr. 2023

[pic 16] TEMA DE DEBATE: 

Funções de variável real, conjunto na recta numérica, sucessões, limites e continuidade de funções. limites e continuidade de funções.

Caro estudante!

Neste fórum discutiremos sobre generalidades das funções, conjunto supremo, ínfimo, máximo e mínimo de um conjunto numérico, ponto de acumulação e ponto de isolado, conjunto compacto, sucessões e suas classificações, limites de uma função e estudo completo de uma função de variável real.

Sustente os seus comentários de acordo com o tema acima exposto e se possível pode comentar e dar um certo contributo as ideias dos outros colegas observando os seguintes itens:

a)      Características e passos de construção gráfica das funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas completas.

b)      Distinção entre elementos supremo, máximo, mínimo, ínfimo, ponto interior e pontos exterior de um conjunto.

c)      Sucessões convergentes e divergentes, bem como as suas características.

Distinção entreu cada um dos tipos de indeterminação dos limites de uma da função de variável real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (326.1 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com