TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metrologia e Controle Geométrico

Por:   •  10/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  3.017 Visualizações

Página 1 de 11

Nome dos alunos: Douglas Araújo / Jonathas Alvim / Daniel Candido / Claudia Camara / Juliana A. Neves

  1. INTRODUÇÃO

Metrologia e Controle Geométrico é a disciplina ministrada nos cursos de graduação superior de engenharia. Trata-se basicamente dos procedimentos de determinação de dimensões, forma e posição de elementos sólidos. Para isto, deve-se considerar o comportamento metrológico do sistema de medição e a condição do objeto a medir.

Para obtermos alguns conceitos, conhecimentos e experiências com ferramentas de medição, o professor Leandro que leciona a matéria ofertada, integrou a turma á uma aula prática no laboratório localizado e disponibilizada pela Faculdade Pitágoras.

Durante a aula prática, foram realizadas avaliações visuais em três ferramentas: Paquímetro, Micrômetro externo e Micrômetro interno.

Junto á aula prática, a turma recebeu três atividades para serem resolvidas unindo a prática e informações teóricas já ensinadas pelo professor anteriormente. Utilizando uma peça definida e conjunto de blocos com massas diferentes, resolvemos alguns cálculos como: a média e desvio padrão através do uso da balança e Paquímetro Universal, realizando medições visuais de diferentes integrantes do grupo.

                   

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO
  • Metrologia

A metrologia engloba todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação. Medições e metrologia são essenciais a quase todos os aspectos dos empreendimentos humanos, pois são utilizados em atividades que incluem o controle da produção, a avaliação da qualidade do meio ambiente, da saúde e da segurança, e da qualidade de materiais, comida e outros produtos para garantir práticas seguras de comércio e a proteção ao consumidor, para citar alguns exemplos.

A necessidade de medir as coisas é muito antiga e remete à origem das primeiras civilizações. Por um longo período de tempo cada povo teve o seu próprio sistema de medidas, que era estabelecido a partir de unidades arbitrárias e imprecisas como, por exemplo, as baseadas no corpo humano (palmo, pé, polegada, braça, côvado, etc.), o que acabava criando muitos problemas para o comércio, porque as pessoas de uma determinada região não estavam familiarizadas com o sistema de medidas das outras regiões.

Os processos modernos de produção são caracterizados pela montagem de sistemas e equipamentos com peças e componentes comprados no mundo inteiro. Tal montagem só é possível se todos os agentes envolvidos na cadeia de produção seguirem padrões rígidos, onde as grandezas e medições envolvidas estiverem amparadas por um bom sistema metrológico, de modo a permitir condições de perfeita aceitabilidade na montagem e encaixe de partes de produtos finais, independente de onde sejam produzidas.

Medições confiáveis em um país dependem de um sistema de metrologia nacional organizado de tal modo que possa prover os meios para a transferência de seus valores para instrumentos de medição comuns de acordo com procedimentos aceitos internacionalmente.

Para tanto, é necessário a implementação de sistemas harmônicos de medição, que incluem a adoção do Sistema Internacional de Unidades (SI), instrumentos exatos de medição que seguem normas internacionais (por exemplo, as recomendações da OIML) e métodos e procedimentos aprovados.

  • Unidade de medidas

De acordo com o SI (sistema internacional de medidas), o metro é considerado a unidade principal de medida de comprimento, seguido de seus múltiplos e submúltiplos. Os múltiplos do metro são o quilômetro (km), hectômetro (hm) e decâmetro (dam) e os submúltiplos são decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).

  • Paquímetros

Em um contexto geral, o paquímetro é uma ferramenta para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.

[pic 1]

Anexo1: Paquímetro

Há vários tipos de parquímetros. O Paquímetro Universal é o mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Já o Paquímetro Digital é utilizado para leitura rápida, livre de erro de paralaxe e ideal para controle estatístico.
O Paquímetro de Profundidade serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho. Fora o tipo, há as medidas como paquímetro 200mm, paquímetro digimess 150mm, paquímetro 600mm, paquímetro polegada, entre outros.

O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.

paquímetro Mitutoyo, por exemplo, contém parafuso de fixação e com medidor de profundidade. Cursor temperado e impulsor fabricados em aço inoxidável. Escala principal e nônio com acabamento cromado. Faces de medição lapidadas. Deslize do cursor sobre guias ressaltadas, impedindo o desgaste da gravação.

Para utilizar de forma correta, o paquímetro precisa:

  • Ter seu cursor e encosto limpos;
  • A peça a ser medida precisa estar bem posicionada entre seus bicos;
  • Não expor o instrumento a luz solar direto;
  • Não desmontar o equipamento;
  • Evitar choques ou movimentos bruscos;
  • Evitar um aperto forte dos bicos sobre o objeto que será medido.

  • Micrômetro

O micrômetro é um instrumento metrológico capaz de aferir as dimensões  como espessura, altura, largura, profundidade e diâmetro com precisão da ordem de micrometros, que são a milionésima parte do metro. Têm vasta aplicação na indústria mecânica e em diversos contextos de medição e ensaios não-destrutivos, medindo toda a espécie de objetos.

O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca ("tambor") é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (439.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com