TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mineração de Dados Geotécnicos

Por:   •  5/5/2017  •  Monografia  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

ORIENTADORA: Janeth Llanque

TCC 1

 

  1. Qual seu tema? Formule o titulo para o TCC

R: Meu tema é o uso do processo de “Mineração de Dados Geotécnicos”, a partir de dados históricos geotécnicos obtidos da UNB e UFG. O titulo provisório é o “Estudo das características do solo do DF, com a técnica de Mineração de Dados a partir de dados históricos”.

  1. Qual seu objeto de estudo, ou seja, sua justificativa?

R: Por se tratar de algo heterogêneo, o comportamento do solo está em constante mudança, seja de profundidade para profundidade, local para local e etc..., e nessas variações podem existir padrões que não foram observados, que poderiam auxiliar muito no aumento do conhecimento acerca do solo, além de nos permitir localizar erros de procedimentos e analisar a influência dos parâmetros do solo sobre os resultados do comportamento do solo.

  1. Qual é a sua questão problema? O que quero esclarecer, contribuir, solucionar e etc...

R: Como variam as características mecânicas do solo sob a influência da variação de parâmetros a partir de uma base histórica de dados? Deste modo busco esclarecer que com muitas informações de um mesmo solo, quando ordenadas e/ou tratadas adequadamente, é possível transforma-las em fontes com grande potencial para solução de problemas geotécnicos.

  1. Quais são os seus objetivos?

R: Com o uso de técnicas de Mineração de Dados para analisar de características do solo para encontrar padrões, e a partir dos padrões encontrados, criar um banco de dados que auxilie no entendimento do solo da região.

  1. Cite as palavras chaves...

R: Mineração – Dados – Solo – Padrões - WEKA.

INTRODUÇÃO

Ter conhecimento sobre o solo é de total importância, pois “tudo que não é suportado por solo ou rocha, voa, flutua ou cai.” (Sociedade Internacional de Engenharia Geotécnica e Mecânica dos Solos, 2007). Por isso, para qualquer que for a obra a ser realizada, conhecer o solo lhe trará mais segurança para sua realização. Já foi declarado pelo escritório Nacional de Desenvolvimento Econômico (National Economic Development) que mais de um terço dos projetos de construção com excesso de orçamento citam condições de subsuperfície inesperadas como um importante fator contribuinte. Mas com as análises do solo e os conhecimentos da mecânica dos solos, engenheiros geotécnicos poderiam prever a maioria dos problemas na construção, e evitar catástrofes.

Hoje em dia encontra-se em organizações privadas e/ou públicas um enorme Banco de Dados provenientes de sondagens e outros estudos, porém segundo Morrin (Autodesk, 2016) eles têm formatos relativamente inacessíveis, como um relatório em PDF e GIS layers, e encontrar os dados necessários pode ser difícil — Ainda mais apresentar de maneira que sejam úteis para engenheiros e consultores. O que é inviável, pois vamos encarar isso, furos são caros”. Sem contar que em muitos casos ocorrem erros procedimentos que fazem com o solo tenha outro comportamento sem ser o seu real, distorcendo dados que já tinha sido obtido daquele mesmo solo.

Com o avanço tecnológico ligado à necessidade de rapidez e eficácia da engenharia torna-se possível o aproveitamento desses dados, até então inacessíveis, para a criação de algo que pode vir a auxiliar o entendimento do solo de um local, cidade, estado e etc..., dando a possibilidade de também descobrir erros de procedimentos, e descobrir a real influencia dos parâmetros do solo no seu comportamento. Minoração de dados é um caminho para o aproveitamento desses dados, ela quando ligada há um grande quantidade de dados de por meio do uso de algoritmos é capaz de encontrar padrões consistentes e relações entre variáveis dando origem a novos subconjuntos de dados.

Nesse trabalho será feito a análise de estudos geotécnicos de acervos científicos da Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Federal de Goiás (UFG) com um intuito de extrair informações úteis e classificá-las para criação de um banco de dados que posteriormente com auxílio de uma plataforma tecnológica será feito a análise dos dados devidamente classificados para que se achem padrões e tendências que existam nos dados que foram observadas antes.

Assim, por meio de uma revisão bibliográfica acerca da classificação dos tipos de solo, e a técnica de mineração de dados, tentar-se-á mostrar como a criação de um banco de dados pode ajudar no conhecimento do solo e em futuras soluções geotécnicas.

OBJETIVOS

  1. – Objetivo Geral

Identificar as características mecânicas dos solos, com o uso da Mineração de Dados a partir de uma base histórica de dados para o entendimento do solo da região.

  1. – Objetivos Específicos

No caminho para alcançar o objetivo principal, alguns objetivos específicos são requeridos, entre eles:

  • Analisar a qualidade dos dados extraídos da UNB e UFG.
  • Realizar uma discussão a partir dos dados obtidos da Mineração de Dados.
  • A partir do(s) padrão(ões) encontrado tentar criar uma base de dados que auxilie na resolução dos problemas geotécnicos.
  • Conhecimento do solo de Brasília e Goiânia.
  • Avaliar o potencial da ferramenta WEKA no campo da Mineração de Dados para informações geotécnicas.

  1. – Justificativa

Entender o comportamento do solo é algo muito complicado, porém é algo essencial. De uma forma geral quase todas as obras de engenharia em uma de suas etapas precisaram se relacionar com o solo, e quanto maior for conhecimento do solo, mais bem sucedida será essa relação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com