TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Operação De Planta De Calcário Agrícola

Por:   •  6/5/2023  •  Bibliografia  •  1.817 Palavras (8 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 8

Artigo Original

OPERAÇÃO DE PLANTA DE CALCÁRIO AGRÍCOLA

 Robson Gustavo Trigo Zapotoski1

Resumo

O calcário agrícola é um dos principais usos do calcário produzido no Brasil e no mundo, sendo que no Brasil o calcário utilizado para fins agrícolas representa mais de 21% do total do calcário produzido no Brasil. O excesso de acidez dos solos brasileiros é um dos principais obstáculos para aumentar os rendimentos e a produtividade dos solos. O uso do calcário agrícola protege o ambiente, incrementa a eficiência dos nutrientes e dos fertilizantes, melhora a efetividade de alguns herbicidas e aumenta a produtividade do cultivo. O calcário agrícola é um produto relativamente barato, cujos preços médios de comercialização em São Paulo, por exemplo, foram de apenas R$29,85 por tonelada, em [a]2008, o que implica que os custos de logística, comercialização e outros, são especialmente importantes. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as condicionantes para operação de uma planta de calcário agrícola localizada na cidade de Bodoquena, Mato Grosso do Sul.

Palavras-chave: Calcário, agrícola, mineração.

AGRICULTURAL LIMESTONE PLANT OPERATION

Abstract

Agricultural limestone is one of the main uses of limestone produced in Brazil and in the world, and in Brazil the limestone used for agricultural purposes represents more than 21% of the total limestone produced in Brazil. Excess acidity in Brazilian soils is one of the main obstacles to increasing soil yields and productivity. The use of agricultural limestone protects the environment, increases the efficiency of nutrients and fertilizers, improves the effectiveness of some herbicides and increases crop productivity. Agricultural limestone is a relatively cheap product, whose average selling prices in São Paulo, for example, were only R$29.85 per ton in 2008, which implies that logistics, marketing and other costs are especially important. . The present work aims to present the conditions for the operation of an agricultural limestone plant located in the city of Bodoquena, Mato Grosso do Sul.

Keywords: Limestone, agricultural, mining.

1 Programa de Pós-graduação em Tratamento de Minérios, Universidade Federal de Catalão – UFCAT, Catalão, GO, Brasil.

* Autor correspondente: robzapotoski@hotmail.com

  1. DETERMINAÇÃO DAS ANÁLISES NECESSÁRIAS PARA O DIMENSIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS

O calcário agrícola nada mais é do que aquela parte da produção do calcário dedicada à aplicação como corretivo do solo. Desde a Renascença, a acidez do solo tem sido reduzida através da adição de cal (calcário calcinado) aos solos ácidos.

Os atributos de qualidade dos calcários são medidos por: teor e natureza química dos constituintes neutralizantes; teores de cálcio e magnésio; granulometria; reatividade; e efeito residual. A qualidade do produto é determinada com base no PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total), um índice dado pelo Poder de Neutralização (PN) e pela Reatividade (RE), e que é expresso pela seguinte equação:

PRNT (%) = PN x RE / 100

O conhecimento do PRNT permite apenas uma avaliação quantitativa da reatividade de um corretivo em um período máximo de três meses, não indicando, no entanto, seu efeito residual.

A avaliação da reatividade (RE) dos calcários agrícolas é dada pela ponderação das frações do produto retidas em cada uma das seguintes peneiras, juntamente com os valores correspondentes a essas frações:

• Reatividade zero para a fração retida em peneira de 2mm (ABNT nº 10)

• Reatividade 20% para a fração que passa em peneira ABNT nº 10 e fica retida em peneira

0,84mm (ABNT nº 20)

• Reatividade 60% para a fração que passa em peneira ABNT nº 20 e fica retida em peneira

0,3mm (ABNT nº 50)

• Reatividade 100% para a fração que passa em peneira ABNT nº 50

A classificação brasileira atual dos calcários agrícolas é dada pela Instrução Normativa

SDA/ No 35, de 04 de julho de 2006, e seu anexo, da Secretaria de Defesa Agropecuária do

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que dividem os calcários agrícolas nas seguintes categorias, em relação ao teor de MgO (óxido de magnésio):

• Calcário Calcítico - menos de 5% de MgO

• Calcário Magnesiano - de 5% a 12% de MgO

• Calcário Dolomítico - acima de 12% de MgO

A Instrução Normativa No 35 determina valores mínimos para o PRNT de diversos tipos de

produtos utilizados como corretivos de acidez, geralmente compostos de calcário agrícola ou cal

(derivada do calcário):

• Calcário Agrícola (comum) – PRNT mínimo de 45%

• Calcário Calcinado Agrícola – PRNT mínimo de 54%

• Cal Hidratada Agrícola – PRNT mínimo de 90%

• Cal Virgem Agrícola – PRNT mínimo de 120%

• Valor de referência para outros corretivos de acidez – PRNT mínimo de 45%

Foram realizados 20 furos de pré-lavra com profundidade média de 10 metros. O pó da perfuração foi coletado e enviado para análise química pelo Laboratório de Análises de Solos, Adubos, Plantas e Outros Materiais da Faculdade Agronomia e Medicina Veterinária – FAMV da Universidade de Passo Fundo – UPF. Os resultados são apresentados nas tabelas a seguir:

[pic 1]

[pic 2]

  1. IDENTIFICAÇÃO DAS ROCHAS EXISTENTES NO DEPÓSITO MINERAL, CLASSIFICANDO-AS PELA FILIAÇÃO GENÉTICA (ROCHAS ÍGNEAS, SEDIMENTARES E/OU METAMÓRFICAS)

O calcário é encontrado extensivamente em todos os continentes, e é extraído de pedreiras ou depósitos que variam em idade, desde o Pré-Cambriano até o Holoceno. Esses depósitos são geralmente formados pelas conchas e pelos esqueletos de microrganismos aquáticos, comprimidos sob pressão para formar as rochas sedimentares que chamamos calcário. O calcário representa aproximadamente 10% de todas as rochas sedimentares. Há também os depósitos de calcário precipitado diretamente de águas com elevados teores de sais minerais. As reservas de calcário, ou rochas carbonatadas, são praticamente intermináveis, porém a sua ocorrência com elevada pureza corresponde a menos de 10% das reservas de carbonatos lavradas em todo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (635.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com