TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Trabalho

Por:   •  17/8/2019  •  Exam  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Thayrian Evelyn Mozer Bettcher                        Matrícula: 18117160159

Polo: Itaperuna                                                              Data: 03/03/2019

AD1 – Organização do Trabalho

As Quatro Revoluções Industriais

A primeira Revolução Industrial surgiu no século XVIII e foi marcado pela invenção do motor a vapor e ferrovias.  A queima do carvão com o objetivo de transformar energia térmica em energia mecânica foi liderada pela Inglaterra, considerada o berço da Revolução Industrial. E o grande impacto desta revolução nas organizações foi a substituição dos processos manuais e o uso de animais para gerar força, pelas máquinas movidas a vapor.

A segunda Revolução Industrial aconteceu entre os séculos XIX e XX, nos Estados Unidos, e foi marcada pela eletricidade e sua aplicação em bens de consumo e eletrodomésticos, pela linha de montagem e a produção em massa. Henry Ford é o principal ícone desta revolução pois possibilitou a produção em larga escala de produtos de uma forma rápida e barata.

A terceira Revolução Industrial aconteceu no final do século XX e também foi liderada pelos EUA, ao final da segunda Guerra Mundial. Foi marcada pelo avanço da tecnologia de informação e a própria informática, o uso de computadores e mais tarde o acesso à internet. Novas fontes de energia também surgiram e houve um grande impacto nas organizações com a ampliação dos direitos trabalhistas.

Hoje estamos vivendo a quarta Revolução Industrial, ou como alguns a chamam, revolução do conhecimento e da comunicação. Sobreviverão as organizações que tiverem conhecimento diferenciado, conhecimento de marketing, logística, administração e demais áreas funcionais. Além disso, tudo deve comunicar de forma simples, objetiva e sem excesso, pois este excesso pode ser o erro. Profissionais da mesma forma devem ter amplo conhecimento, ser bom não basta mais, tem que ser diferente, tem que agregar conhecimento à estrutura da organização.

A quarta Revolução também é conhecida pelo surgimento da nano tecnologia e pelo avanço da Inteligência Artificial A inteligência artificial permite não apenas a realização de uma atividade, mas permite que os softwares façam correlações entre fatos e aprendam novos conhecimentos. Teremos uma nova geração de máquinas que pensam e que poderão atuar em setores diversos como saúde, agricultura, serviços e construção.

Referência Bibliográfica:

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/tecnologia-o-que-e-a-4-revolucao-industrial.htm 

https://coggle.it/diagram/WfGyFO1FsAABVNdV/t/as-4-revolu%C3%A7%C3%B5es-industriais 

HOBSBAWM, Eric John Earnest. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. 19. ed. tradução: Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. São Paulo: Paz e Terra S/A, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com