TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Trabalho

Por:   •  20/8/2019  •  Resenha  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Débora Rodrigues Medrado

Turma: A5/EPN1

  • ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO;

“Entendemos organização do trabalho como "a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo"(l). Sob essa perspectiva, o processo de organização do trabalho envolve dimensões técnicas e dimensões sociais, que caracterizam o enfoque sócio-técnico, a partir do qual desenvolvemos a pesquisa.” Afonso Carlos Correa Fleury.

  • PRÉ HISTÓRIA;

Podemos dizer que a Organização do Trabalho existe desde a Pré História, onde as obrigações eram divididas, os homens eram responsáveis pela caça e pesca, e as mulheres eram responsáveis de fazer comida, vestimentas e cuidar dos mais jovens.

Dividida em dois períodos, Paleolítico e Neolítico; no Paleolítico o meio de sobrevivência era através da caça, pesca, coleta de frutos, raízes e ossos; Usavam instrumentos feitos a mão de ossos, madeira, pedras e marfim. Foi nesse período que foi descoberto o fogo. No Período Neolítico as pessoas já domesticavam animais e praticavam a agricultura, criação de gado. Nessa época desenvolveram a arte da cerâmica, produção agrícola e técnicas de fiação e tecelagem em algodão, onde os homens trabalhavam no campo e as mulheres na tecelagem e artesanato.

  • ARTESANATO;

Com o surgimento no Período Neolítico, o artesanato era uma prática artesanal, feito manualmente, como a tecelagem. Com a Revolução Industrial e a invenção da máquina a vapor, a pratica artesanal de tecelagem diminuiu, devido o aparecimento das maquinas de tecer, que eram mais rápidas e mais eficientes que uma pessoa.

  • MODELO TAYLOR;

Engenheiro mecânico, Frederick Winslow Taylor desenvolveu a obra “Os Princípios da Administração”, que continha uma série de métodos inovadores para produção industrial, conhecidos mundialmente por Taylorismo. Seu método que tinha como objetivo garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas, ele buscava eliminar os desperdícios devido a ociosidade dos operários e diminuir os custos da produção, fazendo com que o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem aumentar o custo de produção.

Analisando o sistema de gestão da época, ele notou que havia muitas falhas como a falta de padronização nos métodos de trabalho. Em 1903 Taylor lançou o livro “Administração de oficinas”, que propõe a racionalização do trabalho através do estudo dos tempos e movimentos. Uma vantagem deste estudo é a eliminação do desperdício de esforço e movimentos inúteis.

Com os estudos dos tempos e movimentos, Taylor criou alguns princípios que em sua opinião estavam ligadas a Administração Cientifica, lançou o livro “Princípios da Administração Cientifica”, os princípios são:

  1. Princípio de planejamento;
  2. Princípio de preparo dos trabalhadores;
  3. Princípio de controle;
  4. Princípio de execução.

  • MODELO FORD;

Henry Ford, foi engenheiro e empreendedor fundador da Ford Motor Company, ele se inspirou no método idealizado por Taylor, teve a ideia de criar um sistema de produção industrial chamado Fordismo. Com inspiração em Taylor, Ford introduziu linhas de montagens automotivas em fábricas, no qual o trabalhador operário era responsável por apenas uma atividade na linha produtiva. Cada funcionário executava apenas uma função, e além disso o proletário devia executar sua função por tempo determinado para não atrasar a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (73.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com