TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização do Trabalho

Por:   •  20/4/2021  •  Resenha  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

Organização do Trabalho – AARE

A abordagem clássica da administração e a Organização do Trabalho

1.    Qual a relação da administração da produção com a OT?

→ A administração da produção é a ciência que possui o papel de agrupar de forma mais satisfatória, os recursos para produzir bens e serviços que atendam concomitantemente as necessidades dos consumidores e os objetivos organizacionais.

2. De acordo com o texto, 2 acontecimentos afetaram o início da administração da produção. Explique como ocorreu esta influência.

→ Os dois acontecimentos foram, a Revolução Industrial e a Administração Científica. A Revolução Industrial, provocou a mudança da manufatura para a produção fabril, principalmente pela utilização do vapor como principal fonte energética, inaugurando a era das grandes indústrias. A Administração Científica, também conhecida como Taylorismo, caracteriza-se principalmente pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. Com o crescimento desordenado, os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, gerando uma necessidade de aumento da eficiência para o crescimento das organizações. Dessa maneira, a necessidade de solucionar os problemas que ocorriam na época instigaram o estudo e o consequente surgimento de teorias e práticas, tanto no setor administrativo como em outras áreas.

3. Na abordagem de Taylor, qual a importância do aprofundamento da análise da tarefa?

A análise de tarefa deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro, análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos. O objetivo inicial estava voltado para a eliminação dos desperdícios nas indústrias, visando alcançar maior produtividade e, com melhores custos e melhores margens de lucro, enfrentar a crescente concorrência em todos os mercados. A análise das tarefas de cada operário, decompôs os movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Dessa forma, chegando à conclusão de que o operário médio produzia potencialmente muito menos do que era capaz, com o equipamento disponível.

4. Em que momento da administração científica surge a OT?

A administração científica surge em OT a partir da conclusão de que a baixa produtividade do trabalho decorre não apenas do operário, mas também de um sistema defeituoso de administração, aos métodos ineficientes de organização e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho. Todo este esforço acabou por dar origem à ciência da Organização do trabalho evidenciando a sua importância para o desenvolvimento organizacional desde o início da história da administração.

5. Quais foram as principais contribuições da Teoria clássica para a ciência de gerenciamento?

Uma das maiores contribuições foi a de considerar a administração como uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle (POCCC), estabelecendo assim o conceito de processo administrativo para evidenciar o conjunto de ações que devem ser realizadas pelos administradores.

6. Descreva as principais relações e contribuições da abordagem clássica da administração para a OT?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (631.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com