TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem das enchentes

Por:   •  1/7/2018  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Origem das enchentes

As precipitações  tem influência nas enchentes, de tal forma que o grande volume de água precipitado em um tempo curto, sobre os rios pode gerar enchentes,  pois tem a possibilidade do rio não possuir capacidade para suportar tal carga de água. É importante ressaltar que o tempo de precipitação é de grande influencia nas enchentes, para que, o rio possa ser capaz de escoar toda a água. Desta forma fica claro que quanto maior a intensidade da chuva, maior a probabilidade de causar inundações, mantidas as demais características constantes.  

Problemática das enchentes

Ocupações em planícies de inundação pelos moradores, representa grande problema quando ocorre inundações. Quando a precipitação e intensa, faz com que o rio transborde e inunde as planícies, e isso pode ocorrer com certa freqüência, de acordo com estudos hidrológicos. A ocupação de lugares próximos aos rios ocorre devido, ao próprio desenvolvimento da região, pois as pessoas encontram nesses locais facilidade no consumo de água, opção de lazer, banho, pesca, e uso dos rios como via de transporte. Por oferecer tantos benefícios, houve crescimento desordenado e acelerado formando aglomerados, que se transformaram em grandes centros urbanos, na busca de áreas para expansão da cidade, seja irregularmente ou não. Paralelo a isto, a urbanização da bacia contribuinte ao rio proporciona um aumento no escoamento superficial, fazendo com que, para um mesmo volume precipitado durante o mesmo tempo, passe a ocorrer um aporte maior de água ao rio e que chega mais rápido  devido à redução da infiltração, armazenamento nas depressões, interceptação, etc . Esse aporte maior e mais concentrado no tempo faz com que as inundações sejam mais intensas (impactando áreas maiores) e mais freqüentes. Em alguns lugares tem ocupação de áreas sujeitas a inundações, regulamentada, porem, a maioria das ocupações são realizadas irregularmente  e pela população mais desfavorecida, geralmente por não ter condições de ocupar áreas seguras nas cidades.

Condições hidrológicas que influenciam a ocorrência de enchentes

Existem vários fatores que influenciam para que ocorra uma enchente estes podem ser naturais e artificiais.

Fatores naturais: Relevo, forma da bacia, tipo de precipitação, cobertura vegetal, capacidade de drenagem, tipo de solo, distribuição temporal e espacial da chuva, etc.

Fatores artificiais: O fator principal é a urbanização da bacia contribuinte, que acarreta na impermeabilização da superfície,diminuindo a infiltração e aumentando o escoamento superficial.

Previsão de cheias

Como as enchentes trazem diversos prejuízos econômicos, e em casos  extremos até a morte de pessoas, é necessário prever os períodos de cheias.

Previsão de curto prazo: A previsão de curto prazo, e para alertar moradores próximos as ribeirinhas, com horas ou dias de antecedência.

Previsão de longo prazo: A previsão de longo prazo é caracterizada pela quantificação das chances de ocorrência de uma determinada inundação, estatisticamente, sem precisar quando ocorrerá.

Medidas para controle das enchentes

Podem ser tomadas medidas para minimizar os danos potenciais que as cheias causam. Essas medidas podem ser dividas em medidas estruturais e não estruturais, sendo as medidas estruturais, as que modificam o sistema fluvial, e as não estruturais que minimizam os prejuízos com as enchentes e garante melhor convivência.

Medidas estruturais: Controle da cobertura vegetal, controle da erosão do solo, construção de diques, modificações no rio, construção de reservatórios.

Medidas não estruturais: regulamentação de áreas ribeirinhas, regulamentação do uso no solo da bacia contribuinte, zoneamento de áreas de inundação, serviço de previsão e alerta contra as cheias, plano de evacuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com