TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PARTE DIANTEIRA

Projeto de pesquisa: A PARTE DIANTEIRA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Há alguns anos, existiam basicamente dois tipos de profissionais que trabalhavam com desenvolvimento de sites: o Webmaster e o Webdesigner.

Com o tempo, muita coisa mudou. Novos tipos de profissionais começaram a ganhar espaço e a fazer parte do processo de desenvolvimento web: o desenvolvedor Front-ende o desenvolvedor Back-end.

FRONT-END

Esse profissional não se preocupa apenas com o layout, mas, principalmente com a interação que o usuário terá na página web. Por isso é importante o conhecimento de alguns conceitos de design, arquitetura da informação, programação e usabilidade. Alguns utilizam o termo “faz tudo” para as funções de um front-end, mas quando observamos de uma forma bem direcionada, esse profissional é completamente específico para algumas etapas do processo de desenvolvimento.

Partindo para esse ponto específico do front-end, o foco é na interface. Basicamente todos os conhecimentos que ele tem são direcionados para tudo aquilo que o usuário vê e experimenta. O front-end dá “vida” ao trabalho feito pelo web designer. Podemos dizer que o profissional front-end é aquele que precisa se atentar aos dois lados da moeda, o técnico e o da comunicação visual.

O que você precisa saber para ser um front-end qualificado?

HTML, CSS, JavaScript são os conhecimentos básicos que um front-end tem que ter. Além desses existe uma série de outras coisas:

- Jquery (framework feita em javascript para facilitar a utlização do js)

- conhecimento em conceitos de arquitetura da informação

- conhecimento em conceitos de design, alinhamento

- SEO (Search Engine Opitimization)

- Seguir os web Standards

- Conhecimento em Photoshop

BACK-END

Se podemos dizer que o front-end trabalha com a parte de interface, ou seja, com o que o usuário vê, o back-end trabalha com a parte de trás do projeto, ou seja, a lógica, aprogramação.

Os conhecimentos que um profissional back-end tem são direcionados à parte funcional do site. Ele trabalha com linguagens de programação.

Por exemplo: um site precisa de um painel de administração para que possa ser alterado a hora que for preciso. Quem faz esse “sistema” é o back-end. Formulários de contatos contidos no site, também é responsabilidade desse profissional. É claro que suas atividades não se resumem a isso, com a programação é possível desenvolver sistemas extremamente complexos, tudo depende do nível profissional.

O que você precisa saber para ser um back-end qualificado?

- PHP (linguagem de programação para desenvolver websites e sistemas)

- Linux (pois a grande maioria dos servidores trabalham com ele)

- Mysql (banco de dados gratuito)

- javascript (diferente de JAVA para fazer alguns efeitos e validações)

A importância desses profissionais no desenvolvimento de um projeto é notável quando pensamos em usuários. Vamos pensar ao contrário, imagine se eles não existissem, provavelmente os web designers teriam que ficar com todas as responsabilidades, e conhecendo de tudo, mas nada especificamente. Os sites não sairiam com mecanismos perfeitos, muitos problemas surgiriam e provavelmente o cliente não ficaria 100% satisfeito.

“Front-end” e “back-end”

Cabe a ressalva de que , também, até estes conceitos podem ser apresentados de variadas formas e, em cada contexto, pode possuir, mesmo, significados diferentes. Por exemplo, na Wikipédia podemos encontrar a seguinte definição genérica:

Front-end e back-end são termos generalizados que referem-se às etapas inicial e final de um processo. O front-end é responsável por coletar a entrada em várias formas do usuário e processá-la para adequá-la a uma especificação útil para o back-end.

Mas, claro, estes não são os únicos e aplicáveis conceitos de front-end e back-end. De qualquer forma, na prática (e segundo precisamos para o entendimento) podemos considerar o seguinte (quando o assunto é desenvolvimento web):

Front-end é para os visitantes do site;

Back-end é para os administradores do site;

Talvez esse conceito aborreça alguns desenvolvedores mais “conservadores” ou não abranja a totalidade de “nuances” que um conceito como estes possa receber, entretanto, esta é a prática. Mas, obviamente, não é só porque aqui está escrito, é que é uma verdade absoluta. Os comentários estão abertos para sugestões.

Se alguém sugerir uma definição que seja mais facilmente inteligível e, de igual maneira, consiga passar o conceito prático de frontend e backend, as definições aqui apresentadas serão alteradas. Combinado? ;-)

Exemplos de front-end e back-end

Depois destes conceitos bastante práticos sobre front e back end terem sido apresentados, talvez a exposição de alguns exemplos seja de boa valia. Pode ter certeza, você que está lendo este artigo já sabia, mesmo antes de ler , meio que “instintivamente”, meio que “sentindo” (se é que este termo é cabível), o que é um backend e o que é um frontend. Mas, como é de praxe se fazer e conveniente de se mostrar, bons exemplos ajudarão, ainda mais, a fixar estes conceitos.

Exemplo 1: seu site de notícias

Se você tem um pouco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com