TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm( Parte Da Teoria Administrativa

Monografias: Adm( Parte Da Teoria Administrativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 4

Aula 4:

Teoria das relações humanas essa teoria surgiu em 1932 da necessidade de humanizar e democratizar a administração.

Elton Mayo defendeu nesta teoria o homem social (o homem tem necessidade de ser reconhecido, precisa de aprovação social, pois isso o motiva). Ele se baseou em experiências feitas por Hawthornede1927 à 1931.

Tem também a teoria das necessidades de Abrahan Maslow, teoria comportamentalista ou behaviorista, que é baseada nas necessidades humanas.

Teoria Burocrática

Esta foi formalizada no inicio do século XX, mas começou a ser divulgada em 1940 após a morte de Max Weber, ele estudou os agrupamentos sociais em organizações e propôs uma organização racional aplicável para todos os tipos de organizações e não somente para fabricas com linha de produção.

Para Weber a burocracia era fundamentada por regras definidas e formalizadas por escrito. Isso envolvia divisão do trabalho, hierarquia, meritocracia (os funcionários eram escolhidos por mérito e capacidade, passando por avaliações objetivas...), etc.

Hoje em dia nas empresas de forma geral burocratização em maior ou menor grau.

Aula 5:

Teoria estruturalista, surgiu por volta de 1950, tinha combinação da teoria burocrática e da teoria das relações humanas com forte influencia das ciências sociais e era focada no homem organizador.

Teoria geral dos sistemas ( TGS): surgiu dos trabalhos do biólogo Ludwig publicados de 1950à 1968. A organização passou a ser como um todo e não em departamentos ou setores.me chamou a atenção que nesta é citado o feedback que era um fator importante a ser realizado durante todo o processo.

Teoria neoclássica

É resultante do trabalho publicado em 1954 por diversos pesquisadores, utilizou-se os conceitos da teoria clássica eliminando os exageros e distorções e dando ênfase as funções dos administradores( planejamento, organização , direção e controle).

Aula 6:

Administração por objetivos-APO, esta enfatiza “o por que fazer” e associa o sucesso da organização ao entendimento de seus objetivos.

Teoria comportamental: foi abordada por Herbert A. Simon e tem como foco principal ênfase nas pessoas, preocupação com os processos de trabalho e estudo do comportamento humano. O ser humano pode tanto cooperar quanto competir com os outros dependendo da importância de seus objetivos individuais.

Frederick Herzberg alertava para o fato de que o comportamento humano poderia ser explicado por dois fatores chamados de fatores higiênicos e motivacionais.

Fator higiênico consiste nas necessidades que se encontram no exterior ex.: salário. O fator motivacional envolve interior,os sentimentos de reconhecimento profissional.

A teoria comportamental recebeu contribuição de Douglas Mcgregon que lançou a Teoria X = o homem é preguiçoso e não gosta de trabalhar, e só trabalha pelo fator econômico.

A teoria Y =o homem gosta de trabalhar e quer fazer o melhor pelo alto controle e alto desenvolvimento. resumindo o homem administrativo procura a alternativa mais satisfatória.

Desenvolvimento Organizacional em 1962, a DO estabelece que toda organização tem sua cultura e podem se renovar mantendo suas características e tem outras continuam com padrões antigos e amarradas.

Teoria da contingência de 1967 por Paul R. Laurence e Jay W. Lorsch para essa teoria não há nada de absoluto, tudo é relativo nas organizações. As organizações apresentam uma interação entre si e com o ambiente e são dependentes, tudo o que ocorre no ambiente influencia no que ocorre dentro da organização. Então não existe como ter um padrão único de organização.

Enfim todas as teorias se complementam.

Neste fórum proponho a analise das aulas 7 e 8, com a interpretação dos conteúdos e solicitando que analisem o mercado atual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com