TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERSPECTIVA DIMÉTRICA

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  2.532 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade Maurício de Nassau

Curso de Engenharia Mecânica

Perspectiva Dimétrica

Fortaleza

2016

Colaboradores:

PERSPECTIVA DIMÉTRICA

Síntese sobre Perspectiva Dimétrica na qual é englobada ao conteúdo de Projeções Axonométricas, pertencente a disciplina de Desenho Técnico do curso Engenharia Mecânica do período noturno da Faculdade Maurício de Nassau como exigência para a complementação de nota avaliativa.

Orientador: Prof. Paulo Herbert Franca

Fortaleza

2016

SUMÁRIO

1.Introdução

        

1.1.Objetivo        2

2.Resultados e discussões        3

2.1.Perspectiva Dimétrica        3

2.2.Obtenção de Perspectiva        3

2.2.1.Papel reticulado        4

2.3.Desenho de circunferências em Perspectiva Dimétrica        5

2.4. Diferença das perspectivas        6

3.Conclusão.........................................................................................................7

4.Referências Bibliográficas        8

1

  1. Introdução

No ramo da engenheira têm é necessário possuir uma noção sobre desenho técnico, assim temos que abranger o conhecimento nessa área tão significativa. Um dos pontos importantes a ser estudado é a parte de perspectivas que é uma forma de representar graficamente uma visão espacial de qualquer objeto ou peça no caso de engenheiros mecânicos.

As projeções geométricas planas são divididas em projeções paralelas e projeções centrais, sendo que as projeções paralelas são subdivididas em obliquas e em ortogonais, esta última fragmentada em perspectivas isométricas, Dimétricas e Trimétricas.

As distintas maneiras de representação em forma de projeções ortogonais axonométricas são resultantes das diferentes maneiras de como o observador pode ver, podendo variar de acordo com os distintos ângulos possíveis de ser estabelecido entre o eixo dos referenciais associadosutilizados e das infinitas maneiras de posições possíveis.

  1. Objetivo

Este relatório visa estudar projeções paralelas axonometricas especificamente no segmento de perspectiva dimétrica, para assim podermos analisar seus principais tópicos para a aplicação de maneira prática e concisa no cotidiano voltado na área de desenhos técnicos de um engenheiro mecânico.

2

  1. Resultados e Discussões

Nesta parte serão analisadosos diversos tópicos sobre perspectivas dimétricas.

  1. Perspectiva Dimétrica

É uma perspectiva na qual é pertencente a projeções paralelas, sendo especificamente axonométrica. Na prática podemos observar que não há modificação em um dos eixos que permanece na vertical, e podemos observar que é bastante parecida com a perspectiva isométrica, porém por sua vez há em diferenciação um inclinação, onde provoca um angulação com eixo B, que corresponde a largura, com a horizontal, geralmente é de 7° e no eixo C, correspondente a profundidade, temos na maioria dos casos 42°, onde pode ocorrer modificações de acordo com a pretensão da visualização melhor da peça ou desenho especifico. Para melhor compreensão podemos visualizar na imagemabaixo:

[pic 2]

(Fonte: livro Desenho Técnico Moderno)

  1. Obtenção de Perspectiva

Um dos modos para se obter diferentes maneiras de se desenhar para se tornar mais próximo de como o observador pôde ver o objeto ou como pode ser visto é mudando o ângulo [pic 3], para uma melhor compreensão podeser observado na figuraa seguir:

3

[pic 4]
[pic 5]

(Fonte: livro Desenho Técnico Moderno)

Seguidamente apresenta-se uma tabela com ângulos de fuga e coeficientes de redução utilizados.

[pic 6]

(Fonte: livro Desenho Técnico Moderno)

  1. Papel reticulado

Há um tipo de papel especifico que pode ser utilizado em perspectivas dimétricas e isométricas que tem como característica: a formação quadricular formando ângulos que são utilizados nas perspectivas mencionadas para facilitar o desempenho do desenho. Pode ser observado na imagem seguinte:

[pic 7] 4

Papel Recticulado (Escala em que é vulgarmente comercializado): a)  Dimétrico; b)  Isométrico.(Fonte: livro Desenho Técnico Moderno)

Assim, para o traçado de perspectivas cavaleiras pode-se recorrer a réguas em T e esquadros de 45º dado que o seu ângulo de fuga se estabelece normalmente com este valor. As perspectivas dimétricas podem ser executadas usando régua em T escantilhões dimétricos contendo as direções axonométricas deste tipo de perspectiva ou ainda usando um papel próprio onde estão impressas linhas em forma de malha de módulo quadrangular formando com a horizontal ângulos iguais ao das direções dimétricas (papel reticulado dimétrico).(Fonte: Projeções Axonométricas: Uma visão Técnica)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (222.8 Kb)   docx (139.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com