TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PNEUMÁTICA E HIDRÁULICA

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo do livro: FIALHO, Arivelto Bustamante. Automação Pneumática – volume 1. São Paulo: Ed. Erica, 2004.

As características externas de uma válvula de controle direcional podem ser encontradas de inúmeras formas diferente, pois, cada fabricante define seu próprio formato. No entanto, internamente, a estrutura funcional é sempre a mesma, ou seja, sistema de carretel deslizante. A convenção da representação é uma posição representada por um retângulo, vários retângulos juntos indicam o número de posições os ófrios são colocados de fora do retângulo que define a posição normal, o conduto de ar comprimido é representado um pequeno círculo e tem outro menor dentro cheio.

A estrutura funcional da válvula de controle direcional apresenta um dos mais variados tipos, pois seu formato é definido pelo fabricante, internamente a concepção funcional é sempre a mesma, sistema de carretel deslizante. Válvula distribuidora de uma via e dois orifícios é o tipo mais simples de distribuidor que há, contém dois orifícios e uma única via, de 2 vias, 3 orifícios, de 4 vias e 5 orifícios, de 4 vias e 4 orifícios. O comando das válvulas distribuidoras tem diversos distribuidores utilizados em pneumática, um simples circuito pneumático, com quatro distribuidores e um atuador pneumático linear de duplo efeito.

A aplicação nesse circuito é dessa forma: o ar comprimido que provem da rede um, antes de alimentar o circuito é passado por uma unidade de conservação dos que filtra e lubrifica, fluxo variável unidirecional essa válvula apresenta um dispositivo de controle de fluxo e uma válvula de retenção incorporada no mesmo corpo. Válvula de retenção com mola é um elemento de vedação em seu interior é fixo a uma mola, permitindo o fluxo do fluido em um sentido e bloqueando no outro. Bloqueia se pela força de expansão da mola, que mantem o elemento de vedação constantemente fechando a passagem em um dos sentidos.

Já a válvula de retenção sem mola, permite o fluxo de ar somente em um sentido, bloqueando no outro com um elemento de retenção interno ativado pela própria pressão do fluido. Válvula seletora tem três orifícios duas entradas de pressão e um ponto de saída e um elemento interno. Com o envio de um sinal a uma das entradas, desloca o elemento seletor interno e automaticamente a outra entrada fica bloqueada e o sinal flui para utilização, ar que foi utilizado retorna pelo mesmo trajeto. Se tiver coincidência de sinais nas duas entradas, prevalecera o sinal que atingir a válvula primeiro, a pressão que for mais intensa passara para o ponto de utilização e a menos intensa vai ser bloqueada.

A válvula de simultaneidade é parecida com a seletora, mas na forma construtiva são diferentes. Enviando um sinal a uma entrada o elemento se desloca bloqueando a própria entrada que recebe o sinal, de deixa livre a outra entrada, ao receber pressão permite a passagem para a saída. A simultaneidade ocorre da necessidade de ter pressão em ambas as entradas para que tenha passagem de fluxo. Válvula de escape rápido tem o objetivo aumentar as velocidades desenvolvidas pelos atuadores pneumáticos lineares, a velocidade de escape do ar dentro do atuador é o fator determinante para a rapidez de movimentação desejada.

A pressão no interior da câmara cai bruscamente, o ar comprimido ao alimentar a válvula comprime uma membrana contra uma sede que se encontra no escape, liberando uma passagem. O barulho da exaustão pode ser reduzido pela utilização de um silenciador colocado na saída da válvula. Válvulas controladoras de pressão são válvulas que influenciam ou são influenciadas rem relação a uma determinada intensidade de pressão. A válvula de alivio tem a função de limitar a pressão máxima de um reservatório. Havendo um aumento de pressão acima do regulador, o embolo se desloca da sede, fazendo o excesso de ar ter acesso a atmosfera, a mola posiciona o embolo na sede e a válvula se fecha.

A válvula de sequência tem o mesmo funcionamento da de alivio, porem a saída do ar é utilizada para emissões de sinais nos elementos pneumáticos, são utilizados em esquemas pneumáticos das maquinas quando queremos achar a finalização de um movimento sem um fim de curso. O regulador de pressão está na entrada de ar da máquina, tem a função de controlar a energia pneumática fornecida ao sistema. Havendo um desequilíbrio de energia, o sistema se movimenta proporcionando a sua equalização. A função a válvula de retardo é possibilitar o disparo de vários movimentos, sem necessitar de válvulas de fim de curso, programando para disparo em pressões diferentes.

Válvulas de comando elétrico são parecidas com as de comando manual, a única diferença é na forma de acionamento. As outras válvulas o acionamento é por ação mecânica, manual ou pneumática, já a elétrica sua comutação é obtida por meio de impulso elétrico originado por uma bobina de corrente continua ou corrente alternada. As bobinas magnéticas são semelhantes, em geral o diâmetro é padronizado com isso pode usar de outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com