TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Piezometria e Primeira Lei Aplicada a Bocais Isentrópicos

Por:   •  8/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

Prática 1

Piezometria e Primeira Lei Aplicada a Bocais Isentrópicos

Brasília

2015

Parte 1 - Piezometria

  1. Introdução

 Uma força aplicada sobre uma superfície qualquer pode ser decomposta em duas componentes: uma tangente que gera cisalhamento e uma normal que gera pressão. O estudo desse relatório se concentrará apenas nas pressões geradas pelo peso de fluidos em um manômetro diferencial. Para a total compreensão do experimento, é necessário conhecer alguns conceitos básicos de fenômenos de transporte.

Segundo o Teorema de Stevin, “a diferença de pressão entre dois pontos em repouso é igual ao produto do peso específico do fluido pela diferença das cotas dos dois pontos”.

[pic 1]

Logo, pode-se notar que a pressão em pontos de um mesmo líquido em um mesmo plano ou nível horizontal é a igual.

[pic 2]

Figura 1: Recipiente Ilustrativo

Os pontos A, B e C possuem um mesmo valor de pressão, assim como a, b, c e d.

Existem diversos equipamentos capazes de medir pressão, como o manômetro de tubo em U e piezômetros.

[pic 3]                              [pic 4]Figura 2: Manômetro de Tubo de U                        Figura 3: Piesômetro

Pelo teorema de Stevin, e lembrando que a pressão se transfere integralmente para todos os pontos do fluido, pode-se escrever uma equação manométrica para determinar a pressão em um reservatório ou a diferença entre dois reservatórios.

[pic 5]

Figura 4 – Manômetro 2

Considerar  para chegar na equação utilizada no experimento[pic 6]

[pic 7]

ou

[pic 8]

  1. Objetivo

No primeiro experimento, foi utilizado um manômetro diferencial de colunas de líquido para verificar a pressão em diferentes pontos com diferentes fluidos. Para tanto, foi necessário avaliar a diferença de pressão entre pontos e calcular a massa específica dos fluidos, utilizando uma balança de precisão e um béquer volumétrico.

  1. Procedimentos

Para se iniciar o experimento houve a necessidade de se ajustar a balança de precisão com a tara do béquer volumétrico, uma vez que, este peso deve ser desconsiderado ao se calcular a massa especifica da água e do óleo. Posterior a este evento e com auxílio de uma pipeta volumétrica de 5 ml preenchemos o béquer com 15ml de água e então calculamos a massa utilizando a formula:

[pic 9]

Ao finalizar o processo de calculo da massa especifica da água foi repetido o algoritmo para se medir a massa especifica do óleo.

Em posse das massas especificas da água e do óleo é possível calcular a diferença de pressão no manômetro. Esse é em função de que este cálculo necessita do valor da massa especifica e da diferença de altura entre dois pontos.

Para se calcular essa diferença de pressão, primeiramente se conectou uma extremidade da mangueira no manômetro (deixando uma extremidade livre para a atmosfera e a outra ao tudo) e a ou na estrutura do canal. Com isto feito é realizado três medidas da altura antes de se ligar a turbina e três medidas após a turbina ser acionada. Após mensurar esses valores é possível se calcular a diferença de pressão entre os pontos.

  1. Resultados e Discussão

Dos dados medidos no experimento em relação à pesagem, se obteve:

Líquido

Peso do copo (g)

Peso do copo + líquido (g)

Volume (mL)

Massa específica (kg/m3)

Água

31,333

46,025

15

979,46

Óleo

35,524

48,822

15

886,53

Tabela 1: Medidas para cálculo da massa específica

        Do procedimento realizado no piezômetro se obteve os seguintes resultados:

Diferença de altura Δh (cm)

Água

1,2

Óleo

1,4

Tabela 2: Diferença de altura nos líquidos analisados

        A pressão gerada pelo túnel de vento no piezômetro com água pode ser calculada da seguinte forma:

[pic 10]

[pic 11]

Figura 5: Desenho esquemático da equação de equilíbrio

        Considerando a força da gravidade g = 10 m/s2 temos que a pressão é:

[pic 12]

        Usando a mesma fórmula para o piezômetro com óleo, sabendo que g = 10 m/s2 e que P = 171,5352 Pa:

[pic 13]

        Temos então:

[pic 14]

[pic 15]

        O piezômetro que mostrou ter a maior diferença de altura foi o que continha óleo. Isso se deve ao fato de que a massa específica do óleo é menor do que a da água, e como a pressão e a gravidade é a mesma para ambos ao se diminuir a massa específica se deve aumentar a diferença de altura.

        A massa específica medida teoricamente foi condizente com a obtida pela utilização da balança, considerando-se o erro associado dos equipamentos utilizados, principalmente para a medição da diferença de altura entre as colunas de líquido, e sendo que uma diferença de 1 mm causa grandes alterações nos resultados. Um resultado como esse era o previsto no início do experimento.

        O ponto indicado na parte inferior do piezômetro terá uma pressão maior do que a atmosférica, já que a pressão atmosférica irá se somar com a pressão da coluna de líquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (293.4 Kb)   docx (358.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com