TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pneumática Hidráulica

Por:   •  1/4/2021  •  Resenha  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

Pneumática/hidráulica

O sistema pneumático pode ser explicado como o ramo da energia de fluidos em que o ar comprimido é utilizado como fluido para execução de trabalho. Este sistema usa o ar comprimido como meio de transmissão de energia pelo fato do ar ser abundante na natureza e ser facilmente exaurido para meio ambiente, após completar sua tarefa. Ademais, sistemas pneumáticos no geral são mais baratos que sistemas hidráulicos, tanto para montagem, assim como para operação.

Sendo que a pneumática é a tecnologia de energia fluida mais amplamente usada em diferentes aplicações industriais.

O sistema hidráulico envolve o uso dos fluidos sob pressão. Esse tipo de processo utiliza óleo para seu funcionamento e dessa forma, está sujeito a vazamentos.

As vantagens fundamentais para se usar um sistema como esse é o seu desempenho estável e constante da força alta e diferentes velocidades por um longo tempo. Ademais, permite precisão na operação, sendo esta um pouco menor que o acionamento por motores elétricos, mas com maior exatidão que os pistões pneumáticos.

Confira 05 exemplos de aplicações da automação pneumática e hidráulica, que garantem melhores resultados na indústria.

 Indústria de eletro portáteis

Nesta indústria o sistema hidráulico é utilizado em máquinas de extrusão. No processo de extrusão é usado um grande número de materiais, por exemplo: o aço, o fio de cobre, o plástico que irá formar; tubos de plástico, corpos de aparelhos etc. Já o sistema pneumático é empregado em ferramentas manuais, tais como; furadeiras, linha de montagem, esteiras etc.

 Indústria de alimentos e bebidas

A automação na industria de alimentos é uma metodologia em que o objetivo é ocasionar a otimização de processos produtivos nesse setor. De um modo geral, é uma forma de aumentar a produção e melhorar as condições de trabalho, simplificando e aumentando a segurança e a rapidez nos processos da empresa.

O ar comprimido adequadamente tratado é indispensável para a automação e o alto volume de produção na indústria de alimentos e bebidas. A aplicação do sistema pneumático é executado por válvulas em linhas automatizadas que fornecem, acondicionam e embalam os produtos e também para empurrar produtos em pó, tais como; cacau e leite, por tubos até as embalagens.

 Na Indústria da Construção Civil

Circuitos hidráulicos são usados amplamente na engenharia para exercer ou suportar tensões, como em guindastes e elevadores para içar cargas.

 Indústria automotiva

Na indústria automotiva, a automação pneumática é amplamente utilizada na linha de montagem de veículos. São diversas ferramentas utilizadas para perfurar, cortar, parafusar, montar e etc. O sistema permite que tudo seja feito com máxima velocidade, grande precisão e bastante segurança. Já a tecnologia hidráulica recebe destaque, pois executa trabalhos que seriam de extrema dificuldade de serem realizados por pessoas, tais como: mover, elevar e prensar peças de grande porte.

 Na Indústria química e petroquímica

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com