TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção De Etanol Utilizando A Levedura

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UTILIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO COMPOSTO CENTRAL PARA A OBTENÇÃO DAS MELHORES CONDIÇÕES DE TEMPERATURA, pH E CONCENTRAÇÃO DE GLICOSE PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL

UTILIZANDO A LEVEDURA Pachysolen tannophilus.

A. F. KLAFKE, A. V. MORCELLI, M. A. Z. AYUB

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Engenharia Química E-mail para contato: andrefk@enq.ufrgs.br 

RESUMO – Neste trabalho foram estudadas a dinâmica de crescimento e a produção de etanol a partir de glicose pela levedura Pachysolen tannophilus

ATCC-32691. A velocidade de crescimento celular máxima (μmáx) foi calculada através da curva de crescimento e equivale a 0,34 h-1. Cultivos foram realizados em diferentes condições de temperatura, pH e concentração de glicose com o objetivo de se obter a melhor condição para a conversão da glicose a etanol através de um planejamento composto central. Obteve-se um modelo quadrático para a conversão de glicose a etanol, o qual foi validado por experimento em triplicata nas condições ótimas obtidas de 33,6 °C, pH igual a 4,37 e concentração de glicose igual a 42,3 g∙L-1, que geraram um YEtanol = 0,47 g∙g-1.

  1. INTRODUÇÃO

Bioetanol é considerado o combustível alternativo renovável com o maior potencial para substituir combustíveis fósseis, com uma produção mundial de mais de 100 milhões de m3 em 2012 (Renewable Fuels Association, 2013a), e com um potencial para uma significativa redução de emissões de gases do efeito de estufa (Dias et al., 2013).

A levedura Pachysolen tannophilus pode fermentar alguns açúcares a etanol, sendo a primeira levedura identificada que tem uma capacidade significativa de converter xilose em etanol (Slininger et al., 1982; Schneider et al., 1981).

Neste trabalho foram estudadas a dinâmica de crescimento celular e de formação de metabólitos da levedura P. tannophilus, sendo realizado planejamento composto central a fim de avaliar as condições ótimas de temperatura, pH e concentração de glicose para a

fermentação de glicose a etanol, sob condição de microaerofilia em escala de frasco.

  1. MATERIAS E MÉTODOS

  1. Manutenção do microrganismo e preparo de inóculo

O microrganismo utilizado nessa pesquisa foi a P. tannophilus ATCC-32691. Estoques dessa levedura são mantidos na Coleção de Culturas Microbiológicas do Bioteclab (UFRGS, Brasil). As culturas foram mantidas em tubos de Eppendorf contendo meio YMA (composto por 3 g·L-1 de extrato de levedura, 3 g·L-1 de extrato de malte, 5 g·L-1 de peptona bacteriológica e 10 g·L-1 de glicose), estocadas a -80°C, com subculturas sendo feitas em placas de Petri. Os pré-inóculos foram preparados retirando alçadas de células das placas de Petri, transferindo-as a frascos de Erlenmeyer de 500 mL com 200 mL de meio YPD, permitindo crescimento em incubadoras de agitação orbital a 200 rpm e 30°C por 12h (overnight). Os inóculos foram preparados a partir da transferência de 5 mL dos pre-inóculos para novos frascos de Erlenmeyer de 500 mL com 200 mL de meio YPD, incubando-os a 200 rpm e 30°C  até que os inóculos atingissem a densidade ótica (DO) alvo de 1,0 lida a λ = 600 nm. Este procedimento foi utilizado como padrão para o inóculo de todos os experimentos.

  1. Planejamento de experimentos

Um delineamento composto central (DOE) de três variáveis foi realizado a fim de obter as condições ótimas para conversão de glicose a etanol. As variáveis e seus valores codificados e não-codificados são apresentadas na Tabela 1.

Tabela 1 – Variáveis testadas e seus níveis no planejamento composto central.

Variáveis

Nome

Variáveis codificadas

-1,68

-1

0

1

1,68

X1

Temperatura (°C)

23,6

27,0

32,0

37,0

40,4

X2

pH

3,63

5,0

7,0

9,0

10,36

X3

Concentração de glicose no meio de cultivo (g/L)

6,36

20,0

40,0

60,0

73,63

A Tabela 2 apresenta os 17 tratamentos obtidos para as três variáveis, cada uma a cinco níveis. O delineamento constituiu-se de oito pontos fatoriais, seis pontos axiais (dois pontos axiais no eixo da variável) e uma triplicata do ponto central. A equação polinomial de segunda-ordem para as variáveis é dada:

        𝑌 = β0 +  β𝑖𝑋𝑖 +  β𝑖𝑗𝑋𝑖𝑋𝑗 +  β𝑖𝑖𝑋2𝑖             (1)

onde Y é a variável de resposta, β0 a constante, βi, βii e βij são os coeficientes para o efeito linear, quadrático e de interação entre variáveis, respectivamente, e Xi e Xj o nível codificado das variáveis xi e xj, respectivamente. A equação quadrática acima foi utilizada para plotar as superfícies de todas as variáveis.

  1. Métodos analíticos

As amostras das culturas foram preparadas por centrifugação a 3000·g durante 15 min para sedimentar as células, seguido por filtração utilizando filtros de membrana de acetato de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (352.9 Kb)   docx (691 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com