TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção de Energia

Por:   •  20/2/2017  •  Exam  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

1) Em sua representação mais simplificada como um sistema de energia elétrica pode ser dividido? Faça a representação e explique cada uma das divisões.

Resposta:

Um sistema de energia elétrica pode ser dividido em meios de produção, meios de transporte e meios de consumo da energia elétrica.

- Os meios de produção correspondem aos diferentes tipos de equipamentos necessários para a geração de energia elétrica em escala industrial.

- Os meios de transporte correspondem às linhas de transmissão e subestações utilizadas para fazer chegar aos consumidores a energia produzida nas usinas.

- Os meios de consumo de energia elétrica correspondem ao conjunto das cargas (equipamentos, instalações, etc.) dos diferentes tipos de consumidores. A distribuição de energia, últimos dos elos na cadeia de ligação entre a geração e o consumidor, também pode ser incluída entre os meios de consumo, sob o ponto de vista do planejamento de sistemas de produção.

2) Faça uma representação esquemática das usinas que usam a queima da matéria-prima para a obtenção de vapor.

Resposta:

3) Cite duas possibilidades de se atender a um acréscimo de mercado no sistema.

Resposta:

1) Através dos meios já existentes, incorrendo-se em um aumento dos custos operativos (geração térmica e déficit esperados);

2) Através da incorporação ao sistema de uma nova usina geradora, a mais econômica disponível para a expansão do sistema.

4)

a) Quais fatores determinantes estão associados ao risco de déficit em sistemas geradores hidrotérmicos?

Resposta:

Insuficiência das vazões afluentes às usinas hidroelétricas e às indisponibilidades das usinas geradoras.

b) Explique a que corresponde as indisponibilidades de uma usina.

Resposta:

As indisponibilidades correspondem a manutenções programadas ou saídas forçadas de operação por falhas em turbinas, geradores, caldeiras, bombas e demais equipamentos das usinas hidroelétricas e termoelétricas.

5) Comente as características do planejamento da expansão da geração termoelétrica e hidroelétrica.

Resposta:

A expansão de sistemas de geração termoelétricos baseia-se principalmente no estabelecimento de um nível de confiabilidade para o atendimento da demanda máxima futura. Os acréscimos de capacidade instalada são dimensionados e escalonados no tempo de modo a assegurar o atendimento à demanda máxima prevista e aos requisitos de reserva de potência, dentro de padrões pré-estabelecidos de qualidade de suprimento.

A reserva de potência representa uma folga de capacidade de geração, necessária para permitir que se mantenha a qualidade de suprimento na ocorrência de manutenção programada e falhas das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com