TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Propriedade rural sustentável

Por:   •  2/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Câmpus Dois Vizinhos

“Sustentabilidade”

Propriedade rural sustentável

Michel Anderson Masiero


          Dois Vizinhos

2015

Michel Anderson Masiero

Trabalho apresentado a Universidade Tecnologiaca Federal do Paraná, como parte das exigências para ser aprovada na disciplina de metodologia da pesquisa do curso de Engenharia Florestal.

 

Dois Vizinhos

2015

2.Delimitação do Tema:

“Sustentabilidade”

Propriedade Rural Sustentável

Em nossa atualidade muito se comenta sobre o aspecto de “SUSTENTABILIDADE”, uma questão que a cada dia ganha mais força em nossa comunidade social. Dessa maneira se destacamos a sustentabilidade no meio rural. A necessidade pelo estado de sustentabilidade vem aumentando muito nas últimas décadas, com certeza todos os dias, vários produtores buscam se adequar a novas formas de produzir que sejam menos agressivas ao meio ambiente. E para o encontro com este estado uma condição é necessária, o cuidado com o meio ambiente. Sem este cuidar é impossível encontrar este caminho, esta rota que nos guia para a sustentabilidade. 

Apesar de muitas pessoas usarem o termo sustentabilidade, nem todos sabem realmente o que ele quer dizer. Esse conceito envolve três segmentos, e eles devem, obrigatoriamente, sempre estar em equilíbrio para que a sustentabilidade exista. Estamos falando de economia, desenvolvimento social e meio ambiente. É preciso produzir respeitando o ambiente, o que, no campo, se faz com o uso de técnicas agronômicas – as chamadas “boas práticas agrícolas”. Além de conservar os recursos naturais, também podem elevar a produtividade de uma lavoura ou de um rebanho, gerando lucro aos produtores (o que vai garantir a sobrevivência da propriedade) e envolvendo as pessoas da comunidade. Por exemplo, é preciso capacitar os funcionários e oferecer-lhes condições dignas para o trabalho, conforme a legislação trabalhista dispõe. Uma propriedade rural vai ser sustentável somente quando esses três pilares estiverem equilibrados.

A presente pesquisa tem a correlação em demonstrar como se encontra as propriedades rurais quanto à questão de preservação florestal, proteção florestal, agroecologia e agroecossistemas ou seja, relacionar o parâmetro sustentável no campo.

   

3.Objetivos:

Objetivos Gerais:

Designar um levantamento brasileiro sobre propriedades rurais (preservação florestal), realizar diagnostico de desempenho rural, relacionar aspectos de melhoramento e ações que facilitem e ajudem a um melhoramento nas propriedades rurais.

Objetivos específicos:

Relacionar melhoria dentro das propriedades rurais, segundo aspectos de código florestais e institutos Ambientais IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos naturais) e do Ministério do meio ambiente e agrário. Apontar maneiras de preservação sustentável dentro das propriedades dando intuito no aspecto de APP (área de preservação permanente) e mata ciliar. Definindo alguns aspectos que apontam destaque na área de sustentabilidade como Agroecologia, Agroecossistemas e biotecnologia rural.

4.Justificativa

  Ao analisarmos criticamente o conceito de sustentabilidade podemos defini-lo como “preservação do planeta”, assim dessa forma podendo ser entendido mais facilmente. Dessa maneira eu, como acadêmico do curso de Engenharia Florestal da instituição de ensino superior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, designei-me a relacionar a sustentabilidade no campo utilizando aspectos dentro das propriedades rurais. Devido estar em um curso de Ciências Agrarias e ser filho de pais produtores rurais, percebi que em nossa atualidade, a palavra “sustentabilidade”, vem sendo muito comentada, assim decidi realizar uma pesquisa sobre fatores de sustentabilidade rural. Com base em artigos e revistas vi que é de suma importância esse assunto, pois além de envolver aspectos sustentáveis envolve aspectos culturais e sociais. Para a compreensão de sustentabilidade rural temos que, primeiramente, entender o conceito de desenvolvimento sustentável. Entende-se como desenvolvimento sustentável aquele que atende às necessidades atuais sem que seja comprometida a possibilidade das futuras gerações de também atenderam suas próprias necessidades.

Sustentabilidade rural ou DRS (Desenvolvimento Rural Sustentável) pode ser compreendida como um conjunto de tecnologias, práticas e ações destinadas à aplicação em ambientes rurais, sempre com o intuito de possibilitar tanto a exploração como a utilização de recursos do meio rural em consonância com os critérios de Desenvolvimento Sustentável. A adoção de estratégias consistentes de proteção de ecossistemas ameaçados, assim como a definição de diretrizes de conservação da diversidade biológica, deve ser sempre levada em conta quando se fala em sustentabilidade rural.

Ao mesmo tempo, ao falarmos de sustentabilidade rural, estamos falando também da figura do camponês. Logo, o desenvolvimento rural sustentável implica também em abranger todas as dimensões de sua vida, como a social, cultural, econômica e ambiental. O desenvolvimento de nossa sociedade contemporânea, seu aumento populacional, o aumento de suas cidades e o estilo de vida que temos hoje implicam numa grande necessidade de produção de alimentos e bens de consumo.

A produção rural, em suas diversas formas, implica necessariamente no manejo do meio ambiente, a utilização de seus recursos e, consequentemente, a geração de impactos ambientais. A sustentabilidade rural surge exatamente nesse sentido, de proporcionar ferramentas para que o desenvolvimento agrícola seja mantido, as necessidades de nossa sociedade sejam atendidas, todavia sem que o meio ambiente seja degradado em virtude disso e seus recursos naturais sejam sumariamente preservados, englobando desde o agricultor familiar até as grandes empresas e produtores agrícolas.

5. Resumo cientifico

Quando falamos nas formas de sustentabilidade rural, devemos entender pesquisas e publicações cientificas publicadas. Dessa forma surgem novas técnicas de sustentabilidade rural. A conscientização da preservação dos ambientes naturais passa a ser uma forma de garantir a sobrevivência das espécies vivas, inclusive do homem. A agricultura biodinâmica surge como meio de valorizar a vitalização do solo e colocar o homem como centro deste universo. Neste sentido este trabalho sugere uma proposta de modelo de gestão de desenvolvimento sustentável com o cultivo biodinâmico. A agricultura biodinâmica contextualiza uma forma de auto sustentabilidade das propriedades rurais. O desenvolvimento sustentável prioriza a qualidade de vida com o meio ambiente. Implementar a auto sustentabilidade das pequenas propriedades rurais mostra uma nova tendência: trabalhar de forma participativa em cadeias produtivas inseridas em linhas de atuação de agropolos. Existem pesquisas realizadas em três fases distintas que demonstram esses fatores, entrevistas semi estruturadas, com profissionais ligados ao ramo, como pesquisadores da EMBRAPA, entre outros; administradores de empresas envolvidas com o cultivo biodinâmico e empresas responsáveis pela distribuição logística dos produtos. Outro tipo de pesquisa vem com o foco nas propriedades rurais, mobiliza vários atores: agricultores, produtores rurais e extensionistas; com intuito de verificar as empresas rurais que usam o método biodinâmico e a conscientização em usá-lo. O cultivo biodinâmico é praticado com rizipiscicultura, utilizando-se de peixes e agregando valor à propriedade. Aves e plantas também compõe este sistema de produção. Desta forma o trabalho comprova que a agricultura biodinâmica tende a ser uma solução atual e futura de sobrevivência, conforme mostra o estudo de caso arroz ecológico, como também a melhora da produtividade é alcançada pela diferença de novas tecnologias empregadas neste método de cultivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com