TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE TOTAL E 5S NA PROPRIEDADE RURAL

Artigos Científicos: QUALIDADE TOTAL E 5S NA PROPRIEDADE RURAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  3.021 Palavras (13 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 13

QUALIDADE TOTAL E 5S NA PROPRIEDADE RURAL

CONCEITOS:

Qualidade total é uma técnica multidisciplinar de administração, que utiliza programas, ferramentas e métodos nos processos produtivos de uma empresa. O conceito de qualidade total significa buscar a satisfação de todos os agentes envolvidos nas etapas de produção, consumidores, funcionários, vizinhos da empresa e acionistas. O Controle de Qualidade Total visa obter o domínio sobre a satisfação de todas as pessoas que têm alguma participação no processo produtivo e aquisitivo. Uma empresa deve adaptar-se para alterações sociais, tecnológicas e econômicas no meio em que trabalha e passar a desenvolver maneiras para conquistar a Qualidade Total.

APLICABILIDADE:

Satisfação do Cliente: Quando se fala em qualidade total os clientes são vistos como a parte mais importante de uma empresa e ela deve criar ações de atendimento ao cliente, parceria, superação de expectativas e a comparação feita pelo cliente com os concorrentes. Uma organização deve direcionar suas medidas através da satisfação de seus clientes. Busque saber a opinião sobre os serviços prestados para que os apontamentos sejam usados para melhorar as suas ações. Com essa análise de satisfação é possível saber a resposta em relação a mudanças e inovações. A excelência é conquistada com muito diálogo com os clientes.

Gerência Participativa: As empresas devem se habituar a repassar informações aos empregados, pois esse processo de mobilização gera mais responsabilidade na empresa. A instituição deve incentivar seus funcionários a opinarem, participação nas decisões e a compartilhar informações. A criatividade deve ser usada para solucionar os problemas e os gerentes devem liderar suas equipes sem restringir o potencial de seu funcionário. A liderança deve ouvir, motivar, delegar, informar, compartilhar e transformar seus funcionários em equipes de trabalho. Reduza o medo de opinar e estimule-os para que digam o que pensam. A participação leva a outras ações ocasionando melhor convívio com os clientes, fornecedores, acionistas e comunidade.

Aprimoramento dos Recursos Humanos: esse princípio você pode controlar, supervisionar e fiscalizar seus funcionários. Valorize e capacite o ser humano, eduque seu funcionário, motive e ganhe satisfação no trabalho. Os seres humanos são uma parte essencial de um processo produtivo e motivá-los ajuda a aumentar o potencial e a iniciativa. Faça com que eles conheçam a missão e as metas da empresa, saiba mais sobre a experiência adquirida pelos empregados e invista em capacitação e treinamento.

Constância de Propósitos: As mudanças e alterações dentro de uma empresa devem ser regularmente reforçada e repetidas dentro da organização. As ideias devem ser coerentes e executados de forma clara. Novos processos são implantados gradualmente até que a alteração se torne irreversível.

Aperfeiçoamento Contínuo: A empresa deve antecipar as necessidades de seus clientes se comprometendo a melhorar, inovar, utilizar novas tecnologias, inserir metas e usar indicadores de desempenho. A melhora, ou seja, o aperfeiçoamento, deve ser uma constância na empresa superando a expectativa e garantindo satisfação dos clientes. Inove os produtos, avalie suas ações e processos, veja seu desempenho com a concorrência, assuma novo desafios e esteja aberto as novas tecnologias. Use indicadores para mensurar as melhorias realizadas.

Gerenciamento de Processos: Redução de impedimentos entre as diversas áreas da empresa provendo uma maior integração. Essa análise deve ser feita com indicadores analisando esse processo formado sempre pela cadeia cliente-fornecedor.

Delegação: O controle de uma empresa se torna mais eficiente quando a responsabilidade é descentralizada e dividida e as decisões possuem autonomia. Um empresário não pode ver tudo e fazer tudo dentro de uma empresa porque essa prática é inviável, dessa forma, delegar é a melhor opção para conseguir ter boas etapas produtivas. As tarefas devem ser delegadas para funcionários capacitados para a tarefa e garantir a possibilidade de comunicação rápida reduzindo barreiras e demora na resolução de problemas. As decisões tomadas pelo responsável pela tarefa devem ser tomadas de acordo com a forma mais correta e quando não souber deve ser levado pelo bom senso para evitar que o cliente demore a ser atendido. Delegar e ser delegado requer responsabilidade dos funcionários.

Disseminar Informações: As informações devem fluir na empresa com os funcionários tendo ciência da missão, dos propósitos e os planos da instituição. Estabeleça um sistema interno de informações e mantenha o fluxo constante com muita transparência. Os objetivos devem ser conquistados com o compromisso de todos na empresa. Seus clientes também devem saber a missão e os objetivos da empresa garantido a transparência dos diversos grupos do ciclo empresarial: fornecedores, clientes e funcionários.

Garantia da Qualidade: Planejar e formalizar é essencial para garantir a qualidade de um sistema. Os processos devem ser tornar rotineiros e sistemáticos, as ações devem ser planejadas e a qualidade do serviço prestado deve ser garantida. É importante ter tudo documentado para facilitar o acesso e permitir que ele seja encontrado. Os documentos devem conter relação de fornecedores, testes, dados sobre inspeções e informações sobre auditoria, embalagens e ações corretivas.

Não Aceitar Erros: A política em uma empresa deve ser a de Zero Defeito e deve ser adotada por todos os segmentos de uma empresa. Um erro não deve ser ignorado para que uma atividade preventiva seja tomada contra ele para reduzir os custos da qualidade de um produto. Ações corretivas devem ser introduzidas em casos recorrentes, pois prevenir um erro sai mais barato do que consertá-lo posteriormente.

Abordagens da Qualidade Total: Essa abordagem começou a ser implantada no Japão com técnicas para reduzir os custos e aumentar a qualidade. Ele possui ideias de controle do processo. Sendo assim, ele estabeleceu 14 diretrizes:

 Que a qualidade dos produtos e serviços seja uma prática constante na empresa;

 As mudanças são bem vindas na empresa;

 Ajuste no processo, pois é nele que se origina a qualidade da organização;

 Evite comprar apenas pelo preço de um produto;

 Melhorar a produção e serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com