TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo “O desenvolvimento do diagnóstico estratégico em propriedades rurais do agronegócio análise ambiental em uma propriedade rural familiar”

Por:   •  15/5/2017  •  Resenha  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica referente ao artigo “O desenvolvimento do diagnóstico estratégico em propriedades rurais do agronegócio: análise ambiental em uma propriedade rural familiar”.

De uma forma abrangente, os autores se embasaram em diversos outros trabalhos e teorias para realizar o estudo de diagnóstico estratégico nas unidades de produção primária de uma família. Buscaram identificar os aspectos que interferem na competitividade do negócio, apoiados nos princípios da gestão estratégica a fim de detectar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que compreendem a análise. Buscaram alcançar uma visão geral do ambiente para diagnosticar estrategicamente a propriedade no segmento de mercado em que está inserida.

O estudo de caso deu-se por intermédio de abordagem exploratória e descritiva. Foram aplicados questionários a todos os integrantes da cadeia, permitindo a identificação do atual cenário com uma predominância de pontos fortes e oportunidades para a propriedade rural estudada.

Seguindo a premissa de que o modelo de gestão rural familiar atual traz preocupações pelo estilo de administração, falta de controles de custos de produção, carência da inserção da tecnologia da informação, a agilidade na tomada de decisões diante de situações complexas e, especialmente, a falta de planejamento estratégico, os autores buscaram na literatura discussões e conceitos na área de Administração Estratégica, focados no Planejamento Estratégico e na Administração Rural, sabendo que esta última trata-se do ramo da Administração que estuda os processos racionais das decisões e ações administrativas em organizações rurais, ou unidades de produção rural, para isto avaliaram os aspectos físicos que norteiam as decisões administrativas de uma propriedade (intempéries, solo, água, infraestrutura, entre outros), tendo como modelo a consideração de que o ambiente agropecuário é adverso ao produtor.

Consideraram o diagnóstico estratégico como uma ferramenta válida na gestão da propriedade rural, por tornar o produtor um empresário do meio agrícola tomador de decisões frente a sua aplicação e análise. Dentro do diagnóstico inserem-se as Análise Externa e Análise Interna, que como o nome já supõe, uma considera as relações da empresa e seu ambiente externo enquanto a outra avalia as forças ou fraquezas frente ao seu produto versus mercado.

Quanto ao sistema de pesquisa desenvolvida, realizaram-no de forma descritiva e exploratória com abordagem mista (qualitativa e quantitativa), a maior parte dos dados coletados foram de natureza primária, obtidos através da aplicação de questionários composto por perguntas abertas, possibilitando a livre expressão do respondente relacionadas à análise interna e externa da empresa, bem como sugestões e recomendações para a propriedade rural. Eficientemente, tais dados foram tabulados e apresentados através de tabelas, o que permitiu uma melhor contextualização e entendimento.

Na fase de análise e discussão dos resultados, foi feita a descrição da empresa estudada, o que demonstrou a diversidade produtiva das três propriedades da família Gomes, perfazendo seu capital de trabalho entre a produção de grãos, criação de ovinos, bovinos de corte e leite. Na posse de uma diversidade de informações, os autores confirmaram a necessidade do levantamento de informações do ambiente externo, e ainda dos elementos componentes do ambiente interno, os quais foram identificados através da elaboração do diagnóstico estratégico. Todo esse aparato metodológico admite que a empresa contemplada com tais informações, alcance uma maior eficácia, capacitando-a a acompanhar as tendências mercadológicas, permitindo seu crescimento em conformidade com o desenvolvimento tecnológico e corrigindo possíveis pontos negativos e aprimorando os positivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com